Agricultores entregam alimentos para o Programa Agricultura Familiar para abastecer unidades escolares

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Márcio Greick | Publicado em 07 de outubro de 2019 às 15:46

Produtores da região do Vale do Mútua, Taquaruçu e Agrotins fizeram a entrega de cerca de uma tonelada de alimentos

O caminhão do Projeto Desenvolve Palmas, que fomenta a economia solidária através de grupos coletivos para geração de trabalho e renda, promoveu nesta segunda-feira, 07, a entrega de alimentos em 18 entidades cadastradas no Programa de Aquisição de Alimentos em Palmas (PAA) Compra Direta que possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Durante toda manhã diversos produtores da região do Vale do Mútua, Taquaruçu e Agrotins fizeram a entrega de cerca de uma tonelada de alimentos como hortaliças, abacaxi, banana, folhosas, cebola, coentro, abóbora, dentre outros, à Central de distribuição de Produtos da Agricultura Familiar de Palmas, que fica na Feira Coberta da 304 Sul, onde foram organizados para serem entregues às unidades escolares.

Os alimentos serão distribuídos, em seguida, através do caminhão refrigerado do Projeto Desenvolve Palmas, que tem dado suporte na entrega de alimentos produzidos pelos agricultores familiares da Capital, em  escolas municipais, estaduais e  Cmeis.

Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. O orçamento do PAA é composto por recursos do Ministério da Cidadania.

De acordo com secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, o PAA Compra Direta é feito diretamente com o produtor rural sem atravessadores. “Através da Federação das Entidades Rurais do Tocantins (Faerto) e o Centro de Assistência Familiar (Cenaf), é feita a seleção dos produtores que fornecerão os alimentos e todos são devidamente cadastrados”, disse Sahium, acrescentando que o PAA é um programa de compras do Governo Federal executado pelo Governo Estadual, que busca promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Novo caminhão-baú

No último dia, 02, foi entregue na Central de Abastecimento, na Feira Coberta da 304 Sul,  um novo caminhão-baú refrigerado que reforçará a agilidade nas entregas.

A solenidade de entrega contou com a participação da Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, do secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, agricultores e outras autoridades municipais e estaduais.

Na oportunidade, foram entregues também um computador, uma impressora multifuncional, duas balanças, sendo uma de 30 kg e outra de 300 kg, uma mesa de escritório com duas cadeiras estofadas e paletes de polietileno.

Desenvolve Palmas

O projeto Desenvolve Palmas é realizado por meio de convênio com Ministério do Trabalho e Emprego e através dele são desenvolvidas ações de fortalecimento e fomento da economia solidária e de empreendimentos coletivos, nas modalidades associações e cooperativas da Capital criando postos de trabalho diretos e indiretos.