Agricultores familiares recebem mudas de capim capiaçu para reforço da alimentação do gado no período da seca

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 09 de janeiro de 2020 às 16:31

Foram beneficiados agricultores residentes no Assentamento Entre Rios e e Taquaruçu

Com o objetivo de melhorar a alimentação do gado leiteiro durante o período de estiagem, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), iniciou nesta quarta-feira, 08, a entrega de mudas do BRS Capim Capiaçu, para cinco produtores assistidos pela Seder. Outros três receberão até o final desta semana. Os beneficiados residem no Assentamento Entre Rios e e Taquaruçu.

As mudas do capiaçu, adquiridas em uma propriedade do Projeto Prata, em Porto Nacional, apresentam excelente desempenho para o gado leiteiro, em virtude do elevado potencial de produção e rendimento nutritivo. Ao todo foram colhidos 1.500 kg do capim em sua fase adulta.

Com orientação técnica dos profissionais da Seder, os produtores farão o plantio, que basicamente consiste no corte do colmo da planta adulta, com a retirada das folhas. São abertos sulcos no solo, de forma que fique linear, com profundidade e espessura em torno de 20 cm.

Antes da colocação dos colmos, o solo ainda precisa ser preparado com a aplicação de adubo e insumos com os nutrientes necessários para que a planta atinja o desenvolvimento adequado. Após essa etapa é feita a colocação dos colmos feita horizontalmente. A finalização compreende a colocação de terra (pouca quantidade), sem a compactação do solo.

O produtor que tiver interesse em adquirir mudas ou buscar assistência técnica deve procurar a Seder das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. O órgão está  localizado na Avenida LO-17, próximo a Rodoviária de Palmas. O telefone para contato é o 3212-7280 ou 3212-7282.