Alunas da rede municipal brilham no Torneio Regional Centro-Oeste de Ginástica Rítmica

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 29 de agosto de 2017 às 14:51

Anita Damasceno e Bianca Pereira, da Henrique Talone, levam ouro e bronze e vão à fase nacional, assim como Ana Vitória, ex-Anne Frank, 4º lugar no geral

Integrantes da delegação tocantinense, Anita Damasceno e Bianca Pereira, da Escola Municipal Henrique Talone, e Ana Vitória Pires Machado, ex-aluna da Escola Municipal Anne Frank, brilharam no Torneio Regional Centro-Oeste de Ginástica Rítmica, que aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto, em Taguatinga (DF), e reuniu ginastas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal. Com uma medalha de ouro, uma de bronze e um 4º lugar, respectivamente, as três garantiram vaga na fase nacional da competição, em outubro próximo, em Chapecó (SC).

Com 17 ginastas tocantinenses no torneio, realizado pela Confederação Brasileira de Ginástica, o resultado mais importante para o Estado foi a conquista da medalha de ouro do conjunto infantil no aparelho cordas, com a participação de Anita Damasceno, aluna do 6º ano e que pratica a modalidade desde 2013. “O treinamento foi bem puxado para conseguir uma colocação boa nessa competição. Eu achei uma experiência bem legal. Já havia participado de outras competições e agora estou me preparando para o torneio nacional”, conta Anita.

Esporte diferente

A mãe da Anita, Leila Cristina Goulart, explica que escolheu a ginástica rítmica por ser um esporte diferente dos que são oferecidos para meninas em Palmas. “Ela sempre foi muito dedicada e até a alimentação passou a ser mais saudável após começar na ginástica. Nós damos muito apoio a ela. Para essa viagem, ela começou semanas a se organizar antes com um treinamento bem intensivo de quatro horas por dia. É muita dedicação e esforço. E o cuidado e a segurança que nós temos das técnicas me deixam super tranquila”, ressalta.

A técnica Janayna Murta diz que Anita compete desde 2015 na modalidade, mas somente neste ano conquistou o primeiro lugar com a apresentação. “Em 2015, o conjunto de cordas ficou em 4º lugar; ano passado em 3º; para esse ano, nós aperfeiçoamos os movimentos da coreografia e conquistamos o primeiro lugar”, comemora.

Já Bianca Pereira, aluna do 4º ano da escola Henrique Talone, conquistou a medalha de bronze no conjunto pré-infantil, na disputa no aparelho mãos livres, enquanto Ana Vitória ficou muito perto do pódio ao conseguir o 4º lugar geral na categoria adulto.