Aluno da Antonio Gonçalves se classifica para Campeonato Brasileiro Escolar de Xadrez

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed / Edição: Denis Rocha | Publicado em 25 de abril de 2024 às 09:14

Campeão na categoria sub 18 participa da competição nacional em maio na cidade de Aracaju (SE)

Os alunos/atletas da Escola Municipal Antonio Gonçalves de Carvalho Filho, localizada na Quadra Arso 111 (1.104 Sul), em Palmas, apresentam um recente histórico de bons desempenhos no cenário do xadrez tocantinense. No sábado, 20, durante a 2ª Etapa do Circuito Tocantinense de Xadrez Escolar, organizado pela Federação Tocantinense de Xadrez, o aluno Luiz Felipe Miranda, de 15 anos, sagrou-se campeão na categoria sub 18 e irá participar em maio do Campeonato Brasileiro Escolar de Xadrez Sub 18, a ser realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) na cidade de Aracaju (SE). Willian Alves, de 13 anos, também aluno da escola, foi campeão na categoria sub 14.

A Escola Antônio Gonçalves é parceira da Federação Tocantinense de Xadrez, e desde 2023 sedia uma etapa do Circuito Tocantinense Escolar de Xadrez. O evento, considerado um sucesso pelos organizadores, sediou os jogos nas categorias sub 12, sub 14 e sub 18 com participação de alunos/atletas da Escola de Tempo INtegral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, Colégio Estadual Maria dos Reis, Colégio Olimpo, Colégio Mackenzie, Centro Educacional São Francisco de Assis, Colégio Interação, IFTO, Colégio Tiradentes, Colégio Presbiteriano e ETI Padre Josimo, além de representantes das cidades de Pedro Afonso e Gurupi.

O professor Marcelo Suarte explica que a escola já trabalha o xadrez como projeto de treinamento esportivo/escolar há cerca de cinco anos, e que desde 2022 vem se destacando nos eventos de xadrez em Palmas e no Tocantins. “Os treinos acontecem toda segunda-feira na escola, mas também organizamos um cronograma de treinamento para ser feito em casa. Este empenho dos alunos/atletas, sob orientação da escola, já está apresentando seus bons resultados”, disse.

Em 2023, a Escola Antônio Gonçalves foi a campeã geral do Circuito da Federação Tocantinense de Xadrez, obtendo o terceiro lugar na categoria sub 12, o segundo na categoria sub 14 e o campeão na sub 18. Neste ano, já lidera a corrida nas categorias sub 14 e sub 18.