Alunos da Escola Municipal Paulo Freire conhecem sobre a importância do saneamento básico

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 16 de junho de 2023 às 14:54

Rodas de conversas ensinaram os estudantes técnicas de reutilização do recurso natural

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Paulo Freire, localizada na região norte da Capital, visitaram na manhã desta sexta-feira, 26, a Estação de Tratamento da Água de Palmas. O objetivo foi conhecer um pouco mais sobre a importância de usar e preservar os recursos naturais, em especial a água, os detalhes do tratamento e a distribuição feita pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelo serviço na Capital e em todo o estado do Tocantins.

Na programação, os alunos participaram de rodas de conversas com técnicos da empresa e receberam orientações sobre o uso racional da água. Aproveitaram para tirar dúvidas sobre todo o processo de tratamento e de distribuição de água tratada na cidade.

A diretora da unidade, Josileide Gonçalves da Silva, destaca que a turma fez uma atividade na escola onde o foco foi acompanhar o gasto de água na instituição e com isso eles puderam verificar, em números, o desperdício de água potável e propuseram ações dentro do espaço escolar para minimizar o uso de água limpa. “Um exemplo foi o armazenamento das águas, desperdiçadas diariamente, com os aparelhos de ar-condicionado ligados. Agora, toda a água é reaproveitada para molhar as plantas e limpar ambientes na escola. Vejo que as orientações que essa turma recebeu durante a visita à BRK, vão contribuir ainda mais com o nosso trabalho de preservação e cuidado com os bens naturais que temos”, acredita a gestora.

Para a professora que esteve com o grupo durante a visita, Mauriceia Gomes Silva, os ensinamentos foram essenciais para reforçar, aos nossos alunos, que estamos no caminho certo. A programação na Estação complementou as atividades de ensino aprendizagem já trabalhadas em sala de aula e para essa turma foi ainda mais especial porque eles estão desenvolvendo um projeto sobre a importância de usar e reutilizar a água tratada. “Eles saíram mais motivados a levar esse conhecimento novo para suas casas e para seu dia a dia. Tenho certeza que continuarão sendo multiplicadores”, comemorou.

Lenice Gomes Fernandes Vilela, responsável técnica das visitas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto, revela que foi um grande privilégio receber as crianças da Escola Municipal Paulo Freire. “Foi visível a empolgação e o despertar das crianças e professores presentes com o aprendizado e os cuidados com o meio ambiente e com a conservação e preservação dos recursos naturais existentes. Foi uma visita capaz de mudar conceitos e comportamentos inadequados por adequados, focado em hábitos saudáveis e valorização da água tratada sem desperdício para a vida e saúde, garantindo assim qualidade de vida para as gerações futuras”, descreveu a técnica.