Atendendo pedido de moradores, Seder revitaliza pontes no Distrito de Taquaruçu

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Redação Secom | Publicado em 05 de fevereiro de 2020 às 16:39

Entrega das duas pontes, que fazem a ligação de chácaras ao Distrito, está prevista para próxima semana


Para facilitar a locomoção e atendendo inúmeros pedidos de moradores da região do Distrito de Taquaruçu, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), realizará até o fim da próxima semana a entrega de duas pontes que fazem a ligação de chácaras ao Distrito. As pontes que estão localizadas sob o Rio Taquaruçuzinho e Vão do Mutum foram construídas com recursos próprios, advindos da Seder e contaram com um orçamento estimado em R$ 16 mil reais. 

 

Segundo Roberto Sahium, secretário da Pasta, a economia com a construção das pontes é evidente, uma vez que toda logística com mão de obra, transporte e maquinários são da Prefeitura de Palmas. “Nós estamos tendo uma economia absurda já que todo o material foi fornecido pela RSN Logística, empresa responsável pela conservação de estradas, pontes e bueiros, com a qual nós temos contrato. Se fôssemos comprar as pontes prontas teríamos um gasto de aproximadamente R$ 92 mil reais. A vantagem de estarmos concluindo essas obras com nossos recursos é que estamos fazendo uma economia para os cofres públicos e claro, para a população já que o dinheiro é de todos”, afirma.  

 

A ponte sob o Vão do Mutum foi construída com ferragem reforçada, mesa de concreto, e terá capacidade para passagem de veículos de até 30 toneladas. Já a ponte sob o Rio Taquaruçuzinho que é maior e foi totalmente destruída pelas chuvas das últimas semanas, foi recolocada e conta agora com 12x5 metros de largura, ferragens dimensionadas e mesa de concreto. 

 

A reforma dos trechos irá facilitar a locomoção de mais de 20 crianças que dependem do transporte escolar e o escoamento de produtos, já que na região encontram-se muitos produtores rurais e os custos e tempo de locomoção serão diminuídos.

 

Maria Rosa é chacareira da região há 10 anos e segundo ela, quando se mudou para o local a ponte no Vão do Mutum já existia, mas era totalmente de madeira e lembra que durante o período chuvoso os moradores enfrentavam diversos problemas, já que a estrutura aos poucos foi ficando comprometida. “Aqui era uma situação muito preocupante porque toda vez que vinha uma enxurrada ninguém conseguia fazer uso da ponte enquanto a água não baixasse. Já aconteceu por diversas vezes de ter vizinhos nossos aqui passando mal, precisando ir para o hospital, e não poder sair de casa por causa disso. Fico bastante feliz que estamos com uma estrutura nova aqui, pois só irá trazer benefícios para nós moradores aqui da região”, finaliza.