Aves de Unidade Demonstrativa passam por acompanhamento nutricional e crescimento segue o esperado

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 13 de julho de 2020 às 12:41

Unidade de Avicultura foi desenvolvida pela Prefeitura de Palmas, por meio da Seder

Na manhã desta segunda-feira, 13, o lote de 100 pintinhos da raça Vermelho Pesadão, que integram a Unidade Demonstrativa de Avicultura desenvolvida pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), passaram pela primeira pesagem após a chegada no pinteiro, ocorrido na última segunda-feira, dia 06.

Localizada na Chácara Trem da Serra, no Vale da Serra, no acesso a TO-050, sentido Lajeado, a Unidade Demonstrativa de Avicultura é uma vitrine aos produtores interessados na criação de aves para corte.  No local, o sistema desenvolvido é o semi-intensivo, com fornecimento de ração e plantas forrageiras.

Em sete dias de consumo da ração inicial, própria para essa fase de crescimento, os pintinhos engordaram em média 96,9 gramas. Ao chegarem ao pinteiro, as aves tinham o peso médio de 36,3 gramas, atingindo agora 133,2 gramas. A pesagem é feita com 10% da quantidade de aves do lote, ou seja, dez pintinhos.

Conforme o técnico em Agropecuária da Seder, Homero Juliani Barbosa, o crescimento segue o esperado. “Vamos acompanhar todo o processo até o abate. Diariamente o próprio produtor contabiliza a evolução da quantidade de alimento consumido e semanalmente checamos essa média alimentar”, explica.

Neste sétimo dia, o consumo médio de ração é de 156 gramas aumentando a cada dia. Em 30 dias de vida a expectativa é de que as aves consumam 120 quilos da ração inicial I. Após esses 30 dias exclusivos no pinteiro, sem contato com o ambiente externo, o próximo passo é transferir os animais para um galpão com acesso a forrageira.

Jailson Bezerra, proprietário da Chácara Trem da Serra, está bastante satisfeito em receber pela segunda vez a Unidade Demonstrativa de Avicultura. “Mais uma vez é uma parceria que vem rendendo bons frutos. A assistência técnica tem sido essencial para o sucesso da produção”, explica Bezerra ao acrescentar que as aves estarão aptas para abate entre 90 e 120 dias de vida.

Saúde das aves

Na quarta-feira, 14, as aves serão vacinadas contra a doença newcastle. Logo no primeiro dia de vida já receberam imunização contra marek e bouba aviária. O esquema de vacinação inclui também mais uma dose de bouba aviária e newcastle (com 30 dias), coriza (40 dias), tifo e cólera (60 dias de vida) e também nesse período é feita a vermifugação.

A pesagem será feita a cada sete dias. Nesse momento também são observadas as condições físicas dos animais para a identificação de possíveis problemas que podem afetar a saúde e o crescimento. A Unidade Demonstrativa de Avicultura recebe apoio financeiro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).