Boletim coronavírus (Covid-19): com mais 15 testes positivos, Palmas totaliza 330 casos confirmados

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 20 de maio de 2020 às 15:58

Onze casos confirmados e oito suspeitos da Capital estão hospitalizados

A última rotina de exames feitas nos laboratórios públicos e privados de Palmas revelou 15 resultados positivos, contabilizando agora 330 casos confirmados de Covid-19 na Capital. Desses, estão recuperadas da infecção 120 pessoas e quatro foram a óbito. 

 

Após investigação, a Vigilância Epidemiológica de Palmas da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) constatou que um paciente confirmado no dia 17 de maio não é morador de Palmas e sim do município de Parauapebas-PA. Situações assim são informadas ao município de origem e deixam de fazer parte da contagem de casos da Capital.

 

De acordo com os dados publicados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), foram realizadas 3.896 notificações de síndromes gripais, sendo descartados 1.493 casos até o momento. As informações foram atualizadas pelo COE às 12 horas desta quarta-feira, 20.

 

Internações

 

Encontram-se hospitalizados nas redes pública e privada de Palmas, 11 casos confirmados da Capital, dez pessoas em quadro estável de saúde e uma em situação grave, conforme boletins médicos publicados às 18 horas de terça-feira, 19. Também estão internadas oito pessoas de Palmas por suspeita de terem contraído a Covid-19.

 

Onze pacientes confirmados estão hospitalizados no Município em consequência da infecção e mais três suspeitos, porém, são moradores de outras cidades do Tocantins e de outros estados brasileiros. 

 

Número de exames realizados

 

O Boletim Epidemiológico de Palmas também traz o número de testes realizados nos laboratórios de Palmas para a detecção de Covid-19, feitos na rotina do dia anterior, terça-feira, 19. Foram processados 45 exames no Laboratório Central do Tocantins (Lacen), 15 testes rápido no Laboratório Municipal de Palmas e dois em laboratórios particulares, totalizando 62.

 

Formas de contágio

 

Em relação às formas de contaminação, dos 330 casos positivos, 163% foram infectados por contato com casos confirmados de Palmas, 95% por transmissão comunitária, 40% em outros estados brasileiros, 19% em viagens ou contato com casos de outros municípios do Tocantins, 7% estão em investigação pela Vigilância Epidemiológica de Palmas e 6% em se infectaram em viagens ao exterior.

 

Cenário no Brasil

 

De acordo com o Ministério da Saúde, até as 19h40 horas de terça-feira, 19, o Brasil somava 271.628 casos de Covid-19, chegando agora a 17.971 óbitos, sendo 1.179 em apenas um dia. Os números revelam o índice de letalidade de 6,6% dos casos confirmados. Com o avanço da pandemia em Palmas e no país, medidas de distanciamento social, etiqueta respiratória, higiene de superfícies e pessoal, além o uso de máscaras, precisam ser reforçados cada vez mais.

 

Acesse o Boletim

 

A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no site Plantão Coronavírus de Palmas. 

 

Saiba mais

 

Lutas e conquistas de técnicos de enfermagem são celebradas no mesmo dia em que Palmas completa 31 anos

 

Palmas 31 Anos: evolução na saúde pública é marca na história de Palmas

 

Equipe da Divisão de Fiscalização Ambiental recolhe mais de quatro mil metros de rede de pesca no lago de Palmas no fim de semana