Boletim coronavírus (Covid-19): com mais resultados positivos, Palmas chega a 30 casos confirmados nesta sexta-feira, 24

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 24 de abril de 2020 às 21:00

Os dois casos desta sexta referem-se a um homem e uma mulher 



A Capital registrou mais dois diagnósticos positivos de Covid-19 nesta sexta-feira, 24, totalizando agora 30 casos confirmados. O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) divulgou também que já somam 453 casos descartados e 1.322 notificações de síndromes gripais. O COE atualiza e divulga as informações sobre a pandemia diariamente no Boletim Epidemiológico de Palmas.  


Veja o Boletim completo.


O cenário da doença em Palmas pode ser conferido em tempo real no Painel Epidemiológico Covid-19, neste link.


Perfil dos novos casos


Um dos casos confirmados nesta sexta-feira, 24, refere-se a  mulher na faixa etária entre 50 e 59 anos, encontra-se internada em hospital público com quadro de saúde estável. A forma de transmissão ocorreu por meio de um caso confirmado de Palmas. A outra pessoa é um homem com idade entre 50 e 59 anos que retornou recentemente de outro estado brasileiro, apresenta bom estado de saúde e está isolamento residencial.


Estado de saúde


Dos 30 casos confirmados, 16 encontram-se em isolamento domiciliar, dez receberam alta e são considerados recuperados. Três pessoas estão internadas em Palmas, duas delas em unidade hospitalar pública e a outra em um hospital particular. Todos apresentam quadro estável de saúde, segundo os boletins médicos divulgados nesta sexta-feira, dia 24. A Capital registrou um óbito por Covid-19 até o momento.


Formas de contágio


Quanto ao modo de contaminação, dos 30 casos positivos, cinco foram infectados no exterior, nove contraíram o vírus em outros estados brasileiros e outros 11 por contato com casos confirmados de Palmas. Os cinco casos restantes estão em investigação pela Vigilância Epidemiológica de Palmas.


Transmissão comunitária


Os cinco casos que estão em investigação epidemiológica não tiveram contato com casos confirmados conhecidos e também não chegaram de viagem recentemente. Três dessas pessoas usam transporte coletivo e possivelmente podem ser os primeiros casos de transmissão comunitária da Capital. O que requer da população a necessidade ainda maior de restringir o deslocamento, o distanciamento social e a redobrar a atenção com a higiene pessoal.


Cenário no Brasil


De acordo com o Ministério da Saúde, até as 17 horas desta sexta-feira, 24, o Brasil somava 52.995 casos de Covid-19, com 3.670 óbitos, revelando o crescente índice de letalidade de 6,9% dos casos confirmados. Nas últimas 24 horas foram a óbito 357 pessoas no país, o segundo maior número de mortes registrado em um dia desde o início da pandemia. Todos os estados brasileiros possuem casos confirmados da doença.


Retorno das obras civis


Aos poucos a Prefeitura de Palmas está se organizando para que o município possa retomar suas atividades econômicas. E essa volta inicia pela flexibilização do setor da construção civil. Na última sexta-feira, 17, a prefeita Cinthia Ribeiro editou o Decreto 1880, publicado na edição 2.473 do Diário Oficial do Município (DOM).


O decreto autoriza a reabertura de lojas de material de construção e o retorno dos trabalhos em canteiros de obras pelas empresas instaladas na Capital, desde que observem as regras de isolamento social e higiene individual e coletiva.


De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antônio Trabulsi, o Município está organizando o reinício das obras que serão executadas com recursos do empréstimo internacional da Cooperação Andina de Fomento (CAF), que prevê obras estruturantes e serviços em toda a Capital.


Segundo informações da prefeita Cinthia, neste primeiro momento serão iniciadas as obras no setor Taquari, nas quadras T-20 e T-21, cuja licitação foi vencida pela empresa Construtora Ibiza e o lote quatro, composto pelas quadras T-30, T-31, T-32, T-33, que serão executadas pela Construtora Caiapó empresa vencedora do certame.


Continue lendo aqui.


Saiba mais


Prefeitura disponibiliza ferramenta que propicia rotina de estudos a alunos durante o distanciamento social


Palmas é a melhor cidade com índices de saneamento básico na região Norte do País


Ministério do Turismo empenha recursos para a construção do Centro Gastronômico de Taquaruçu


25 de abril - Dia Mundial da Luta Contra a Malária; Palmas segue sem nenhuma notificação local da doença