Boletim coronavírus (Covid-19): CSCs e hospitais privados são as principais unidades notificadoras de síndromes gripais em Palmas

Secretaria da Saúde

Autor: Juliana Matos | Publicado em 01 de abril de 2020 às 20:55

Boletim detalha quais serviços mais notificam atendimento de síndromes gripais em Palmas; notificações garantem monitoramento de casos

O mês de abril de 2020 se iniciou em Palmas sem novas confirmações de Covid-19. Segundo o Boletim Epidemiológico de 1° de abril, publicado diariamente pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), o monitoramento diário mostra que permanecem confirmados nove casos da Covid-19 na Capital, tendo sido descartados, até esta data, 130 casos e notificados 580. Não há óbitos relacionados ao Coronavírus em Palmas. 


As notificações registradas dizem respeito, conforme atualização de protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde, a todos os casos de síndrome gripais que tenham recebido atendimento em unidade de saúde. Através dessas notificações, é possível o sistema de saúde monitorá-los. 


Mas por onde esses casos foram atendidos? Segundo o boletim, os Centros Comunitários de Saúde (CSC) da Capital foram as unidades que mais registraram notificações de síndromes gripais em Palmas. Os CSCs foram o primeiro atendimento a 48,1% dos casos notificados até esta quarta-feira, 1° de abril de 2020. 


Unidades hospitalares da rede privada também estão notificando os casos de síndromes gripais, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde. As unidades privadas são a origem de 32,8% das notificações e as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Capital por 15,4% das notificações. Confira a íntegra do boletim do dia clicando aqui.  


Acompanhamento de confirmados


Acerca dos casos confirmados, dos nove casos, quatro foram infectados em outros estados brasileiros e os outros cinco após contato com os casos confirmados em residentes na Capital. Apenas dois deles estão internados, em unidade hospitalar da rede privada. Tratam-se de duas mulheres com histórico de doença prévia (hipertensão arterial). Uma delas tem quadro estável e se encontra em apartamento e a outra em estado grave em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  As outras sete pessoas apresentam sintomas mais leves e se recuperam em isolamento domiciliar.


Disque Zap Coronavírus


Para garantir acesso da população a esclarecimentos da Covid-19, atendimento da rede municipal e outras dúvidas, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou o Disque Zap Coronavírus Palmas. Os atendimentos são feitos tanto por ligação telefônica como por mensagens de WhatsApp pelos números (63) 3218-5643 e 3218-5458. Os telefones 3218-5457 e 3218-5446 também estão disponíveis para consulta da comunidade.