Boletim das arboviroses aponta 139 novos casos notificados de dengue na Capital

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 14 de dezembro de 2022 às 17:46

Documento também registrou 31 casos suspeitos de chikungunya e dois de zika

A 49ª semana epidemiológica do ano, entre os dias 4 e 10 de dezembro, aponta 139 novas notificações de casos suspeitos de dengue, 31 de chikungunya e dois de zika vírus no boletim epidemiológico dos Agravos Transmitidos por Vetores de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus). No acumulado do ano, o monitoramento das arboviroses registrou 22.287 notificações de dengue, 5.609 de chikungunya, 891 de zika e sete de febre amarela.

Dos dados apresentados, foram confirmados 11.885 casos de dengue, 2.554 de chikungunya e 46 de zika e nenhum de febre amarela. De acordo com a coordenadora de Arboviroses da Semus, Meire Silva Rodrigues, houve uma queda na incidência de dengue, chikungunya e zika nas duas últimas semanas. Um recaimento de notificações de dengue também pode ser observado se comparado com a mesma semana epidemiológica do ano passado.

A coordenadora ressalta que essa diminuição dos casos é um reflexo positivo das ações intersetoriais de controle e combate do Aedes aegypti, mas reforça que para manter essa queda, a contribuição da população é necessária. “Não podemos relaxar nesse momento, o comprometimento da população com os cuidados e a prevenção são importantes, dez minutos por semana são suficientes para vistoriar locais que costumam ser criadouros do mosquito”, completa.

A Semus informa que os dados do boletim são parciais e estão sujeitos a alterações. O documento na íntegra pode ser conferido aqui.