Casal de moradores transforma lote baldio em área produtiva com hortaliças, frutas e cereais

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 25 de janeiro de 2019 às 15:01

Plantio recebe apoio e orientação de técnicos da Prefeitura de Palmas

No Jardim Aureny III, um terreno baldio que antes era dominado pelo mato e, usado irregularmente, para descarte de lixo chama a atenção dos transeuntes, pois foi transformado numa linda área com canteiros, frutas, ervas medicinais e até pequenas lavouras de milho e feijão. A mudança se deu graças à iniciativa de um casal, o senhor Antônio Pires e dona Aparecida Inácia Soares, vizinhos ao local, eles pediram autorização ao proprietário e realizaram uma verdadeira transformação na área. Os horticultores recebem apoio e orientação técnica da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder).

“Antes isso aqui era um lixão, uma vergonha, o mato era alto e isso nos incomodava muito. Fazer essa horta foi uma solução para a comunidade e uma terapia para nós”, conta a dona Aparecida Inácia Soares, de 65 anos.

Além de ter alimentos fresquinhos o ano inteiro, com boa qualidade e, sem o uso de agrotóxicos, os dois contam que a melhor parte é estar em contato com a terra. “A gente veio para Palmas de uma cidade do interior, viemos de Pedro Afonso, onde sempre trabalhamos com a terra. Aqui nos sentimos produtivos, cuidando, plantando, vendo o desenvolvimento das plantas. É muito gratificante”, explica o senhor Antônio Pires Soares.

Edição e postagem: Lorena Karlla