Casal recebe Prato Decorativo por completar a Rota Gastronômica de Taquaruçu

Agência de Turismo

Autor: Redação Secom | Publicado em 09 de setembro de 2019 às 11:40

Roteiro foi a novidade da 13ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu

 

O presidente da Agência de Turismo (Agtur), Eudes Assis, ao lado da chefe de Gabinete da Prefeita, Mila Jaber, entregou o Prato Decorativo do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) ao casal Raniere Eckert e Ilana Noronha por completarem a Rota Gastronômica desta edição, que encerrou neste domingo, 08.  Mesmo com o encerramento do evento, a Rota será permanente para que a população e os turistas possam desfrutar ainda mais dessa gastronomia local. Aqueles que completarem a Rota também poderão adquirir o Prato Decorativo como lembrança.

 

O engenheiro civil Raniere Eckert elogiou os pratos e os valores acessíveis. “Nós gostamos de todos os pratos, estavam bem elaborados, temperados, comemos muito e por um preço acessível, com certeza vamos trazer nossos pais e amigos também para conhecerem”, afirmou. O engenheiro ainda comentou que a Rota é uma valorização da cozinha local e um incentivo para conhecer os estabelecimentos.

 

A Rota Gastronômica, novidade este ano, foi um sucesso e agora a Agtur tem novos objetivos. “A divulgação foi muito boa e os empreendedores gostaram dos resultados, por isso nós teremos um trabalho reforçado para o próximo ano para que possamos triplicar a participação de empreendimentos da Rota Gastronômica”, disse o presidente da Agtur.

 

A Rota atualmente é composta por oito empreendimentos que atendem nos próprios estabelecimentos. Os pratos foram inscritos nesta categoria do FGT e concorreram aos prêmios separadamente das demais categorias, com Pratos Doces, Salgados ou Comidinhas Salgadas. Os pratos vencedores foram: Maria Isabel de Pirarucu (Celia’s Restaurante) em primeiro lugar. Chambarilove (Sabor da Serra) em segundo, e o Bobó de Camarão com Cupuaçu (Aldeia da Serra) em terceiro.

 

Em relação aos valores, os preços foram estabelecidos entre R$ 10 e R$ 50 durante o Festival.  Após a finalização do evento, os valores podem ter alguma alteração. “Vamos nos reunir com os empreendedores para discutir os valores e tentar manter um preço mais acessível, porque nos restaurantes não terão somente os pratos da Rota, mas os valores menores podem atrair mais clientes”, comentou Assis.

 

 

Pratos da Rota Gastronômica

 

Chambarilove

 

O chambari, patrimônio gastronômico e cultural do Tocantins, em forma de pirâmide é composto por prensado de mandioca crocante, creme picante de pimenta defumada, tomate recheado com queijo regado ao molho pesto de cheiro verde e farinha de mandioca. Ficou em segundo lugar nas premiações.

Local: Sabor da Serra

 

Horário de funcionamento: das 11 às 16 horas

 

Chef: Verônica Augusto

 

 

Bobó de Camarão com babaçu

 

Bobó de Camarão aromatizado com azeite de babaçu, acompanhado de arroz de leite de coco e farofa de banana com crocante de castanha de baru. Prato ficou em terceiro lugar nas premiações.

 

Local: Aldeia da Serra

 

Horário de funcionamento: 12 às 16 horas e 19 às 22 horas

 

Chef Elisângela Marques

 

 

Marizabel de Pirarucu

 

Prato inspirado na Beira do Rio Araguaia, composto por arroz, pirarucu, pimentões (vermelho, amarelo e verde) e cheiro verde. Prato campeão da categoria Rota Gastronômica do FGT.

 

Local: Celia’s Restaurante

 

Horário de funcionamento: 11 às 15horas

 

Chef: Maria Celia

 

 

Tudo de Bom

 

Moqueca vegana de banana da terra com o melhor sabor do Tocantins

 

Local: Rota dos Sabores

 

Horário de funcionamento: 12 às 16 horas

 

Chef: Lucia Ramaldes

 

 

Risoto Savana

 

Risoto com sobrecoxa e linguiça da roça, lascas de pequi e buriti, vegetais frescos e cheiro verde.

Local: Pousada Casa das Flores

 

Horário de funcionamento: das 19 às 23 horas

 

Chef Tati

 

 

Tucunaré da Vila

 

Filé de Tucunaré recheado com queijo e enrolado na folha de couve, acompanhado de mousse de limão com caviar de açaí, mix de folhas com pera caramelizada e arroz branco.

 

Local: Vila dos Sabores

 

Horário de funcionamento: 28 a 03/09 das 11 às 22 horas e 04 a 08/09 – das 11 às 16 horas

 

Chef: Beatriz Augusto

 

 

Tapiocafé

 

Tapiocafé com massa aromatizada de café solúvel, recheada com doce de leite granulado

 

Local: Cachoeira da Roncadeira

 

Horário de funcionamento: 08 às 17h30

 

Chef: Maria Acirene

 

 

Beiju de Ouro

 

Tapioca rendada com queijo coalho e castanhas trituradas, recheada com carne de sol feita na manteiga de garrafa, cubinhos de banana da terra e um delicioso de creme de leite de coco babaçu.

 

Local: Pote de Ouro

 

Horário de funcionamento: 08 às 16 horas

 

Chef: Daniella Aires