Centenas de feirantes participam de evento sobre microcrédito

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 26 de fevereiro de 2019 às 10:16

Palestrantes destacaram o protagonismo dos feirantes e sua importância na economia do município

Na noite desta segunda-feira, 25, centenas de feirantes de Palmas se reuniram no Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcante (Feira da 304 Sul) para assistir às palestras sobre manipulação de alimentos, microcrédito e educação financeira. O evento foi realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com o Banco Santander e Universidade Anhanguera.

O secretário de Desenvolvimento Rural de Palmas, Roberto Sahium, destacou o potencial produtivo e econômico das feiras de Palmas e falou do protagonismo de cada feirante. “Os feirantes são a alma das feiras de Palmas. Temos 1.350 feirantes cadastrados na Seder e eles atendem mais de 30 mil pessoas semanalmente. E, por traz de cada banca ainda soma-se o trabalho de cerca de 700 famílias de produtores rurais. Nossos feirantes são guerreiros que movimentam e fortalecem a economia local. Um exemplo dessa força foi dado quando, diante da paralisação dos caminhoneiros, houve falta de produtos em muitas cidades, em muitos supermercados, mas nas nossas feiras não faltou”, relembrou Sahium.

O gerente comercial da unidade Regional Matopiba do Banco Santander em Palmas, Alexandre Rui Neto, trouxe detalhes sobre o programa de microcrédito que a instituição possui. “São três linhas de microcrédito para os feirantes investirem em melhorias para seus empreendimentos. Os investimentos são feitos dentro do Programa Prospera que já possui mais de 600 mil clientes em todo o Brasil. Temos uma equipe capacitada para receber estes parceiros e fazer uma análise detalhada de cada caso”, destacou o gerente.

Maria das Dores Brito é feirante há 27 anos e trabalha com comidas típicas como galinha caipira, mocotó, buchada ou dobradinha, baião de dois dentre outras. Dona Maria disse que a palestra foi muito animada e serviu para mostrar novas possibilidades de crescimento para os feirantes. “É bom a gente se sentir valorizado pela Prefeitura, pelos bancos, mas é preciso ter o pé no chão e avaliar bem suas condições antes de pegar um empréstimo para não ficar endividado”, aconselha a feirante.

Já o presidente da Associação de Feirantes da Região Norte de Palmas, Waldo Tomaz, que atua com calçados e serviços de som nas feiras da Arno 33 e da Arno 61, vai transmitir tudo o que ouviu na reunião para os feirantes da associação que representa que não puderam estar presentes no evento. “Vamos levar as propostas do microcrédito para eles e explicar como foi a reunião, as propostas da universidade, do banco e o trabalho da Vigilância Sanitária. Aí quem tiver interesse em buscar mais informações a gente orienta como buscar cada setor”, explica Waldo.

Também participaram do evento a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) de Palmas, Adriana Almeida Silva, o vereador Etinho Nordeste e o vereador Claudemir Portugal.

Confira as feiras livres e dias de funcionamento:

Feira do Produtor na 304 Sul ((ACSV-SE 31): terças-feiras, das 8 às 22 horas

Feira da 304 Sul (ACSV-SE 31): sextas-feiras, das 8 às 22 horas ACSV-SE 31