Cerimônia virtual de premiação do V Festival de Cinema Estudantil Você na Tela acontece nesta quarta-feira,16

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 16 de dezembro de 2020 às 11:08

Evento será transmitido ao vivo da grande praça do Espaço Cultural de Palmas e contará com atrações musicais e participações especiais

Esta quarta-feira, 16, será um grande dia para o cinema palmense, pois serão divulgados os nomes dos jovens cineastas que receberão os prêmios do V Festival de Cinema Estudantil Você na Tela de 2020. A cerimônia virtual de premiação acontece às 19 horas, no canal do Você na Tela no YouTube.  Este ano, o evento, que é promovido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi todo adaptado para o formato online, com a exibição dos filmes no período de 09 a 16 no canal do festival. 

Com apresentação de Markinhos Rocha e Iva de Oliveira, a cerimônia de premiação contará com apresentações musicais de Pietro de Marque e do Trio Graciosa. Os artistas interpretarão clássicos do cinema mundial. Haverá ainda homenagens a personalidades do audiovisual e da comunicação no Tocantins. 

Este ano recebe o troféu Você na Tela, direcionado a personalidades do audiovisual tocantinense, o cineasta Hélio Brito. Já o troféu Tião Pinheiro, que é entregue a nomes do jornalismo e comunicação no Estado, homenageará o jornalista Hermes Leal. 

O Festival de Cinema Estudantil Você na Tela, que já está em sua quinta edição, tem a finalidade de promover o protagonismo infanto-juvenil e estimular a inserção de crianças, jovens estudantes e universitários no processo de criação, produção e apreciação da linguagem cinematográfica. 

Premiação 

Um total de 34 filmes concorre no Você na Tela, e receberão o troféu ‘Zóiudo’ os melhores filmes na mostra competitiva Jovem Cineasta; mostra competitiva Jovem Realizador; mostra competitiva Universitária Cidade de Palmas; mostra competitiva Brasil na Tela; mostra competitiva Internacional Você na Tela. Este ano ainda foi incluída a mostra especial ‘Reprises’, que exibiu cinco filmes vencedores dos festivais anteriores. 

Além dos melhores filmes do júri da crítica, o público também escolheu o seu preferido na categoria, Júri Popular, com votação realizada através de curtidas nos filmes prediletos exibidos pelo Festival. Em cada Mostra são premiadas as seguintes categorias: 

Jovem Cineasta: Melhor Fotografia; Melhor Roteiro

Jovem Realizador: Melhor Direção; Fotografia; Roteiro; Atriz; Ator; Edição

Mostra Competitiva Universitária Cidade de Palmas: Melhor Filme Universitário

Mostra Competitiva Brasil na Tela: Melhor Filme; Melhor Direção

Mostra Competitiva Internacional Você na Tela:  Melhor Filme Internacional

Prêmio do Júri da Crítica: Melhor Filme Eleito pela Crítica