Com parceria da Fundação Cultural de Palmas, ciclo de palestras ‘Semana da Mulher’ inicia nesta segunda, 8

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 08 de março de 2021 às 17:35

A programação é promovida pela editora Vechio e segue até sábado, 13 e abordará temas do cotidiano e universo feminino

Com o tema 'O papel da mulher na contemporaneidade: diálogos multidimensionais', realizada pela professora e doutora Gislene Camargos, começa nesta segunda-feira, 8, às 19 horas, o ciclo de palestras ‘Semana da Mulher’, que será realizado online com transmissão pela plataforma google meet. Para assistir o evento, promovido pela editora Vechio, com a parceria da Fundação Cultural de Palmas, basta acessar o link https://meet.google.com/qcn-medu-nyj.

A série de lives, que segue até dia 13, também discutirá temas como ‘maternidade ideal x maternidade real’, ‘a mulher como cuidadora de si’, ‘evolução da mulher no cenário social e relacionamentos abusivos’, todos apresentados por outras mulheres. A proposta é abordar temas que fazem parte do cotidiano e universo feminino.

08 de março

O Dia Internacional da Mulher, apesar dos eventos comemorativos, é sobretudo, um dia político, para reforçar a luta por igualdade e direitos. São muitos os eventos que culminaram na data, o mais lembrado é a morte de 130 operárias em um incêndio em uma fábrica têxtil, em 1911, em Nova York e com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) eclodiram ainda mais protestos em todo o mundo. Mas, foi em 8 de março de 1917, quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra - em um protesto conhecido como "Pão e Paz" - que a data se consagrou, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921 (Fonte: Nova Escola).

 

Confira a programação

De 08 a 13 de março, sempre às 19h no link: https://meet.google.com/qcn-medu-nyj.

08/03 – ‘O papel da mulher na contemporaneidade: diálogos multidimensionais’, - Gislene Camargos- professora e doutora, escritora;

09/03 – ‘Maternidade ideal X maternidade real’ – Caroline Mevie – mãe, enfermeira obstetra, terapeuta de mulheres e escritora;

10/03- ‘A mulher como cuidadora de si’ – Daniela Pompermayer – Escritora, reykiana;

11/03- ‘Evolução da mulher no cenário social’ – Nivânia Arruda – Advogada mestre em Ciências Jurídicas;

12/03 – ‘Pequenos grandes atos, as mulheres do nosso passado’ – Ana Luíza Temponi – escritora e atriz;

13/03 – ‘Relacionamentos Abusivos e a literatura como forma de conscientização e denúncia’ - Celine Azevedo – escritora ativista dos direitos humanos.