Começa nesta sexta a II Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Secretaria Extraordinária da Inclusão Social

Autor: Priscilla Lima | Publicado em 04 de julho de 2013 às 08:44

Começa nesta sexta-feira (5) em Palmas a II Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O evento será no auditório do campus de Palmas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). A programação conta com palestras de professores doutores em sociologia, educação e história; representantes de entidades que lutam contra a discriminação de raças, membros de movimentos sociais, da cultura e da religião africana.

O secretário extraordinário da Inclusão Social (Segri), José Mamédio Oliveira, ressalta que a conferência vai despertar nos participantes uma consciência mais crítica da realidade racial contemporânea. Mamédio que é neto de índios e negros e filho de turco destaca que a idéia é estimular a reflexão sobre o convívio pacífico entre os povos através do respeito mútuo e do conhecimento para a conquista da paz. Ele acredita que uma conferência como esta é o primeiro passo para a concretização de políticas públicas eficientes para a promoção da igualdade social.

Ao longo desta semana, técnicos de diversas pastas da Prefeitura Municipal de Palmas visitaram associações comunitárias, casas, bares, entidades de bairros no entorno da Cidade para convidar a população negra, mestiça, indígena e os interessados no tema para participar da Conferência. Membros da Central Única das Favelas (CUFA), da Comunidade Carnavalesca de Palmas (Cocar), do Instituto Social do Tocantins e entidades afro-religiosas também participaram do envolvimento.

A programação da II Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial vai contar com palestras, mesas de discussão, apresentações de dança com os integrantes do movimento Hip hop de Palmas e música com a cantora Núbia Dourado.

O evento começa amanhã e acontece durante todo sábado. Segue a programação completa.

Sexta - 05 de Julho

19h30 - Composição da mesa

19h45 - Solenidade de Abertura

20h - Apresentação das autoridades

20h15 - Fala das autoridades

21h - Momento cultural

21h30 - Encerramento

Sábado – 06 de julho

7h30 - Credenciamento e Entrega de Materiais

8h30 - Leitura e Aprovação do Regimento Interno da II Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

9h - Mesa Redonda 01 "Tema: Políticas Públicas de Igualdade Racial e Políticas Públicas contra o Racismo Institucional".

Luiz Carlos Benedito – Sociólogo

Paulo Fernando de Melo Martins – Mestre e Doutor em Educação

Sergio Pedro da Silva – Secretário Executivo do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial – CNPIR

Coordenação da Mesa: José Mamédio Oliveira – Secretário Extraordinário de Inclusão Social de Palmas e Emival Dalat Filho - Assessor de Organização do Lazer (SEGRI)

10h - Debate

10h30 - Intervalo

11h - Mesa Redonda 02 Tema: "Marco Jurídico Afirmativo e Perspectivas da Juventude Negra"

Márcia Ribeiro: Coordenadora da Juventude de Palmas

Alexandre Braga – Presidente da UNEGRO de Minas Gerais

Tiago Andrino – Advogado e Secretário Municipal de Governo

Coordenador da Mesa: Marcos Antonio (gerente de Promoção e Eventos) e Patrik Nascimento – MC do Hip hop

12h - Debate

12h30 - Almoço

13h30 Mesa Redonda 3 Tema: Políticas Públicas de Inclusão Racial para Mulheres Negras e Religiões de Matrizes Africanas

Ana Lúcia Pereira – Socióloga, mestre em História e Doutora em Sociologia pela UNESP.

Erotildes Soares Correa Nogueira – Presidente do Fórum Estadual de Educação e Cultura Afro-Brasileira.

Mãe Magda de Oxum – Terreiro de Bandalunga.

Coordenação da Mesa: Ana Zélia Ferreira de Lima – Historiadora e Veneranda Elias – Presidente da FACOM/TO – Federação das Associações Comunitárias e de Moradores do Tocantins.

14h30 - Debate

15h - Leitura final das propostas para o Executivo Municipal e encaminhamento das propostas para a 3ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

15h30 Intervalo

16h - Eleição dos Delegados da II Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

17h - Homologação dos delegados para 3ª Conferência Estadual de promoção da Igualdade Racial.

17h30 - Encaminhamento das resoluções para o executivo Municipal e encaminhamento para 3ª Conferência Estadual de Promoção da igualdade.

18h - Encerramento