Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego
Autor: Deni Rocha | Publicado em 23 de dezembro de 2016 às 12:47
A crise afetou duramente a
economia brasileira em 2016. No entanto, em Palmas, na contramão das más
notícias na economia, dezembro surpreendeu com resultado positivo nas vendas do
comércio. O que fez com que muitos setores continuem apresentando um
importante e sequencial crescimento nas vendas.
Mesmo sob o impacto do
desaquecimento da economia, Palmas teve várias medidas tomadas pelo governo
municipal para diminuir o impacto da crise e manter a demanda interna aquecida.
Com isso, o comércio continuou mantendo resultados positivos, apesar da
conjuntura econômica adversa.
Os números positivos são
frutos de parcerias formadas entre a Prefeitura e a Associação Comercial
(Acipa), com a Câmara de Diretores Lojistas (CDL), da iluminação natalina , com
a promoção do Natal Premiado. Proporcionou ainda o aquecimento das vendas com o
pagamento adiantado do 13º, injetando milhões na economia local.
Segundo dados do Instituto
Brasileiro de Geografia (IBGE) as vendas do comércio varejista brasileiro
iniciaram 2016 em baixa e registraram queda com relação ao ano anterior. Para
recuperar os lucros, muitos varejistas apostaram nas vendas de final de ano, mas
o crescimento aumentou para aqueles que entenderam o espírito e focaram em
estratégias de marketing, atendimento diferenciado, política de relacionamento
com clientes, bons preços e promoções.
Em Palmas, a perspectiva
desse ano é que o tíquete médio de gasto fosse entre R$ 100 e R$ 150 mas, para
sair na frente e ganhar a preferência do consumidor o lojista buscou outras
alternativas que vão além das promoções, como: treinamentos, pacotes de
presentes rápidos, kits, e decoração natalina.
Para a empresária Grazielly
de Oliveira, as vendas estão muito positivas, o consumidor tem procurado a loja
com uma motivação maior com relação ao ano passado em busca de presentes. “O
clima de Natal realmente está contagiando as compras esse ano. Ainda não tenho
o índice mensal, mas tenho tido picos de 30 a 59% de crescimento diário com
relação ao ano anterior”, disse.
Segundo Grazielly Oliveira,
a loja tem um diferencial que contribuiu com o crescimento das vendas. “Nós
investimos muito em presentes rápidos, com preço médio muito atrativo.
Trabalhamos com preços que variam de R$ 59,00 a R$ 99,00, um trabalho focado em
pequenos presentes, bons e com preços bem atrativos, esse foi nosso
diferencial”, relata a empresária.
A empresária garantiu que a
decoração de Natal mudou o clima da cidade. “Por mais que as pessoas estejam
sofrendo com a crise, a decoração contagia e as pessoas são envolvidas num espírito
diferente, o que faz com queira presentear parentes e amigos. Com certeza isso
contamina de forma positiva todos nós”, conclui Grazielly.
O servidor público Roney
Benicchio, ressalta que mesmo com a recessão que o País se encontra garantiu presentes
para as pessoas mais próximas. “Esse ano pude comprar alguns presentes para as
pessoas queridas, e ainda ajudar o próximo, com doações de cestas e brinquedos,
apesar da crise, é Natal e temos que viver essa data intensamente”, disse.
Moda e acessórios
Como poderia se imaginar, as categorias mais procurados, de acordo os entrevistados estão a moda e os acessórios. Esse não é o primeiro ano que esses tipos de produtos aparecem na liderança. Os eletrodomésticos aparecem em segundo lugar. O terceiro lugar fica com vendas de celulares, e na sequência cosméticos e perfumaria, seguido de cuidados pessoais e saúde.
O gerente comercial,
Fernando Garcia, ressalta que com relação ao ano anterior o crescimento até o
momento foi de 35% nas seis lojas da Capital. “Melhoramos a fachada das lojas,
mudamos o layout, criamos um marca própria, além de investirmos em mídia
televisa e outdoors. A decoração de Natal por toda a cidade contribui, cria um
clima diferente, o que fez com que contratássemos dois colaboradores
temporários por loja”, declarou Garcia.
Garcia enfatizou ainda que
espera um crescimento ainda maior nessa última semana, o que possibilita a
contratação efetiva de metade dos temporários contratados.
Já a gerente comercial,
Valéria Costa, garante que as vendas estão aquecidas e surpreendeu bastante,
principalmente diante do cenário atual. “Eu ainda não tenho um índice de
crescimento fechado, mas comparando com o ano passado os nossos indicadores
estão bem melhores, cerca de 40%. Para alcançar esses números trabalhamos com
contato direto com clientes, fortalecimento do relacionamento, atendimento
diferenciado. Em contrapartida, a Prefeitura também fez sua parte, a cidade
está linda e o comércio aquecido”, pontuou Costa.
O prefeito de Palmas, Carlos
Amastha, explica que a Prefeitura se preparou e tomou todas as medidas para
promover o comércio e intensificou a iluminação de Natal, além de antecipar os
pagamentos dos servidores. “Tivemos todo o cuidado em honrar nossos compromissos
com o servidor público, antecipando pagamento de salário e 13º, além de
proporcionar programação natalina diferenciada na Cidade, com Desfiles, Vila do
Papai Noel, e uma iluminação especial”, declarou Amastha, acrescentando que os
proventos dos servidores municipais referentes ao mês de dezembro serão
depositados na próxima terça-feira, 27, “garantindo assim a segurança para o
servidor fazer as compras de Natal, ao injetar mais R$ 40 milhões na economia
local”.