Comércio na Capital segue em ritmo acelerado, mesmo em tempos de crise

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Deni Rocha | Publicado em 23 de dezembro de 2016 às 12:47

A crise afetou duramente a economia brasileira em 2016. No entanto, em Palmas, na contramão das más notícias na economia, dezembro surpreendeu com resultado positivo nas vendas do comércio. O que fez com que muitos setores continuem apresentando um importante e sequencial crescimento nas vendas.

Mesmo sob o impacto do desaquecimento da economia, Palmas teve várias medidas tomadas pelo governo municipal para diminuir o impacto da crise e manter a demanda interna aquecida. Com isso, o comércio continuou mantendo resultados positivos, apesar da conjuntura econômica adversa.

Os números positivos são frutos de parcerias formadas entre a Prefeitura e a Associação Comercial (Acipa), com a Câmara de Diretores Lojistas (CDL), da iluminação natalina , com a promoção do Natal Premiado. Proporcionou ainda o aquecimento das vendas com o pagamento adiantado do 13º, injetando milhões na economia local.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) as vendas do comércio varejista brasileiro iniciaram 2016 em baixa e registraram queda com relação ao ano anterior. Para recuperar os lucros, muitos varejistas apostaram nas vendas de final de ano, mas o crescimento aumentou para aqueles que entenderam o espírito e focaram em estratégias de marketing, atendimento diferenciado, política de relacionamento com clientes, bons preços e promoções.

Em Palmas, a perspectiva desse ano é que o tíquete médio de gasto fosse entre R$ 100 e R$ 150 mas, para sair na frente e ganhar a preferência do consumidor o lojista buscou outras alternativas que vão além das promoções, como: treinamentos, pacotes de presentes rápidos, kits, e decoração natalina.

Para a empresária Grazielly de Oliveira, as vendas estão muito positivas, o consumidor tem procurado a loja com uma motivação maior com relação ao ano passado em busca de presentes. “O clima de Natal realmente está contagiando as compras esse ano. Ainda não tenho o índice mensal, mas tenho tido picos de 30 a 59% de crescimento diário com relação ao ano anterior”, disse.

Segundo Grazielly Oliveira, a loja tem um diferencial que contribuiu com o crescimento das vendas. “Nós investimos muito em presentes rápidos, com preço médio muito atrativo. Trabalhamos com preços que variam de R$ 59,00 a R$ 99,00, um trabalho focado em pequenos presentes, bons e com preços bem atrativos, esse foi nosso diferencial”, relata a empresária.

A empresária garantiu que a decoração de Natal mudou o clima da cidade. “Por mais que as pessoas estejam sofrendo com a crise, a decoração contagia e as pessoas são envolvidas num espírito diferente, o que faz com queira presentear parentes e amigos. Com certeza isso contamina de forma positiva todos nós”, conclui Grazielly.

O servidor público Roney Benicchio, ressalta que mesmo com a recessão que o País se encontra garantiu presentes para as pessoas mais próximas. “Esse ano pude comprar alguns presentes para as pessoas queridas, e ainda ajudar o próximo, com doações de cestas e brinquedos, apesar da crise, é Natal e temos que viver essa data intensamente”, disse.

Moda e acessórios

Como poderia se imaginar, as categorias mais procurados, de acordo os entrevistados estão a moda e os acessórios. Esse não é o primeiro ano que esses tipos de produtos aparecem na liderança. Os eletrodomésticos aparecem em segundo lugar. O terceiro lugar fica com vendas de celulares, e na sequência cosméticos e perfumaria, seguido de cuidados pessoais e saúde.

O gerente comercial, Fernando Garcia, ressalta que com relação ao ano anterior o crescimento até o momento foi de 35% nas seis lojas da Capital. “Melhoramos a fachada das lojas, mudamos o layout, criamos um marca própria, além de investirmos em mídia televisa e outdoors. A decoração de Natal por toda a cidade contribui, cria um clima diferente, o que fez com que contratássemos dois colaboradores temporários por loja”, declarou Garcia.

Garcia enfatizou ainda que espera um crescimento ainda maior nessa última semana, o que possibilita a contratação efetiva de metade dos temporários contratados.

Já a gerente comercial, Valéria Costa, garante que as vendas estão aquecidas e surpreendeu bastante, principalmente diante do cenário atual. “Eu ainda não tenho um índice de crescimento fechado, mas comparando com o ano passado os nossos indicadores estão bem melhores, cerca de 40%. Para alcançar esses números trabalhamos com contato direto com clientes, fortalecimento do relacionamento, atendimento diferenciado. Em contrapartida, a Prefeitura também fez sua parte, a cidade está linda e o comércio aquecido”, pontuou Costa.

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, explica que a Prefeitura se preparou e tomou todas as medidas para promover o comércio e intensificou a iluminação de Natal, além de antecipar os pagamentos dos servidores. “Tivemos todo o cuidado em honrar nossos compromissos com o servidor público, antecipando pagamento de salário e 13º, além de proporcionar programação natalina diferenciada na Cidade, com Desfiles, Vila do Papai Noel, e uma iluminação especial”, declarou Amastha, acrescentando que os proventos dos servidores municipais referentes ao mês de dezembro serão depositados na próxima terça-feira, 27, “garantindo assim a segurança para o servidor fazer as compras de Natal, ao injetar mais R$ 40 milhões na economia local”.