Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego
Autor: Márcio Greick | Publicado em 26 de dezembro de 2016 às 12:29
Visando estimular consumidores e comerciantes, fomentando
a geração de renda no Município de Palmas, a Prefeitura de Palmas firmou no início
do ano, com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL Palmas)
e a Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), as principais
entidades representantes dos comerciantes da Capital, parceria para elaboração
de campanhas promocionais do comércio de Palmas para 2016.
O resultado não poderia ser diferente, pois o
movimento do comércio varejista palmense teve um crescimento de 7,6% no mês de
dezembro, em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são da Câmara
de Diretores Lojistas de Palmas (CDL).
Ainda de acordo com a CDL, o volume de vendas em
2016 atingiu o patamar de R$ 56 milhões em vendas, sendo que, só no
mês de dezembro, foram movimentados cerca de R$ 27 milhões, e os números podem
melhorar ainda mais já que restam cinco dias de vendas para finalizar o ano.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas
de Palmas (CDL), Davi Gouveia, os resultados foram positivos. “Tivemos uma
movimentação fantástica na economia durante esse período, pois visamos
estimular as compras por meio de várias campanhas promocionais”, disse.
Para atrair mais clientes, mesmo em período de
crise, os comerciantes buscaram parcerias entre si, e desenvolveram campanhas
para fomentar as vendas, valorizando os consumidores e lojistas, a exemplo da
campanha Natalzão CDL Palmas, que teve início em outubro e foi
finalizada no dia 25 de dezembro, sendo que o sorteio de prêmios, como um carro
zero km, ocorre nesta terça-feira, 27.
O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, destacou as
ações que a Prefeitura vem realizando para fomentar o fortalecimento do
comércio na Capital.
“Preparamos a cidade para receber nossos turistas,
e incentivar o comércio local, desde a ornamentação da cidade em datas
especiais, como a Páscoa e Natal, como também o pagamento de salários
antecipados, e na realização de grandes eventos, potencializando a nossa
vocação para o turismo de eventos de negócios”, disse o Amastha.
Durante todo o ano de 2016, a CDL Palmas e a Acipa
realizaram cerca de oito campanhas no comércio varejista de Palmas, onde
foram comercializados mais de um milhão de cupons provenientes de
campanhas de estimulo às compras. Já no mês de dezembro a campanha
Natalzão CDL de Palmas, comercializou 540 mil cupons.
De acordo com a Acipa, na região Sul da Capital, o
comércio teve um acréscimo de 5% nas vendas do dia 24, em relação ao mesmo
período do ano anterior, tendo como maior procura o segmento de vestuário.
Segundo o presidente da Associação Comercial e
Industrial de Palmas (Acipa), Tiago Rosa, as vendas superaram as expectativas.
“Apesar de que o pessoal deixou pra fazer compras de ‘última horas’, o
resultado foi bom”, disse.
As Campanhas de 2016 foram realizadas pela CDL
Palmas e Acipa com apoio do Governo do Tocantins, da Prefeitura Municipal de
Palmas, da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), da Federação do
Comércio do Tocantins (FecomércioTo), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e
Pequenas Empresas (Sebrae), da Associação Tocantinense de Supermercados (Atos),
da Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac), e da
Associação dos Distribuidores e Atacadistas de Tocantins (Adat).