Conferência que discute a luta contra desigualdade social continua neste sábado, 06

Secretaria Extraordinária da Inclusão Social

Autor: Priscilla Lima | Publicado em 05 de julho de 2013 às 23:21

A solenidade de abertura da II Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial promovido pela Prefeitura de Palmas começou ao som da diversidade de ritmos. Integrantes do grupo de capoeira da Associação dos Maranhenses do Estado do Tocantins deram as boas vindas aos participantes. A cerimônia deu espaço também às manifestações artísticas da dança e do rap do grupo de Hip Hop de Palmas e dos cantores regionais Braguinha Barroso e Núbia Dourado. O evento, que aconteceu na noite desta sexta-feira (5) no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, abre uma programação voltada a luta contra desigualdade entre as raças.

Participaram da abertura o Secretário Municipal Extraordinário de Inclusão Social, José Mamédio de Oliveira; representando o prefeito Carlos Amastha, o Secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais, Tiago Andrino; Alexandre Braga, presidente da UNEGRO de Minas Gerais e convidados.

Mamédio aproveitou a ocasião para ressaltar que a conferência é uma conquista e uma oportunidade de se debater as políticas públicas de promoção da igualdade racial.

O evento acontece durante todo sábado no auditório do IFTO.

7h30 - Credenciamento e Entrega de Materiais

8h30 - Leitura e Aprovação do Regimento Interno da II Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

9h - Mesa Redonda 01 "Tema: Políticas Públicas de Igualdade Racial e Políticas Públicas contra o Racismo Institucional".

Luiz Carlos Benedito – Sociólogo

Paulo Fernando de Melo Martins – Mestre em Educação e Doutorado em Educação

Sergio Pedro da Silva – Secretário Executivo do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial – CNPIR

Coordenação da Mesa: José Mamédio Oliveira – Secretário Extraordinário de Inclusão Social e Emival Dalat Filho - Assessor de Organização do Lazer (SEGRI)

10h - Debate

10h30 - Intervalo (Momento Cultural)

11h - Mesa Redonda 02 Tema: "Marco Jurídico Afirmativo e Perspectivas da Juventude Negra"

Márcia Ribeiro: Coordenadora da Juventude de Palmas

Alexandre Braga – Presidente da UNEGRO de Minas Gerais

Tiago Andrino – Advogado e Secretário Municipal de Governo

Coordenador da Mesa: Marcos Antonio

12h - Debate

12h30 - Almoço (momento cultural)

13h30 Mesa Redonda 3 Tema: Políticas Públicas de Inclusão Racial para Mulheres Negras e Religiões de Matrizes Africanas

Ana Lúcia Pereira – Socióloga- mestre em História e Doutora em Sociologia pela UNESP.

Erotides Soares Correa Nogueira – Presidente do Fórum Estadual de Educação e Cultura Afro-Brasileira

Mãe Magda de Oxum – Terreiro de Bandalunga

Coordenação da Mesa: Ana Zélia Ferreira de Lima – Historiadora e Veneranda Elias – Presidente da FACOM/TO – Federação das Associações Comunitárias e de Moradores do Tocantins.

14h30 - Debate

15h - Leitura final das propostas para o Executivo Municipal e encaminhamento das propostas para a 3ª Conferência Estadual de Promoção da igualdade Racial.

16h - Eleição dos Delegados da II conferência Municipal de Políticas de

Promoção da Igualdade Racial

17h - Homologação dos delegados para 3ª Conferência Estadual de promoção da Igualdade Racial

17h30 - Encaminhamento das resoluções para o executivo Municipal e encaminhamento para 3ª Conferência Estadual de Promoção da igualdade