Confira os projetos e tecnologias que a Prefeitura de Palmas apresentará na Agrotins 2022

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Deni Rocha | Publicado em 09 de maio de 2022 às 15:09

Programação na fazendinha do Calor Humano tem técnica e prática com demonstração de animais frutos de melhoramento genético, manejo sustentável e cuidados com o solo

A Fazendinha do Calor Humano, desenvolvida Pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural (Seder) será reaberta ao público durante a Agrotins 2022, que terá sua primeira edição presencial desde o início da pandemia da Covid-19. A Fazendinha contará com uma programação técnica e prática com demonstração de animais provenientes de melhoramento genético, manejo sustentável, cuidados com o solo, entre outras atividades durante a feira eu acontecerá de 10 a 14 de maio.

A parceria entre Prefeitura de Palmas e Governo Estadual na Agrotins é encarada como uma forte estratégia de multiplicação de conhecimento técnico e apoio ao produtor rural. A feira é uma oportunidade que o produtor rural da Capital tem de conhecer as novidades do ramo, tecnologias atuais, recomendações de cultivares, espécies de animais e sementes mais adequadas à região e à demanda do mercado consumidor.

Trincheira

Uma das novidades da Fazendinha do Calor Humano de 2022 é a instalação de uma trincheira - uma abertura no solo para expor as camadas de superfície e a visualização do sistema radicular das culturas. A trincheira é uma escavação vertical, retangular, feita para se obter uma exposição contínua do solo num certo trecho do terreno. A trincheira da Fazendinha do Calor Humano será mais um espaço para debate sobre conservação, calagem, adubação e manejo sustentável do solo.

Melhoramento genético

Na Fazendinha também terá animais, que são frutos do melhoramento genético promovido pela Seder de Palmas. A biotecnologia utilizada nesses animais é a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Cerca de 470 matrizes passaram pelo procedimento nos últimos dois anos na Capital. No evento, estarão 11 animais, entre novilhas prenhes e bezerras.

O melhoramento genético dos rebanhos leiteiros da Capital faz parte do projeto ‘Palmas para o Leite’, que desenvolve ações direcionadas para as áreas de nutrição, sanidade, manejo e genética animal, promovendo o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite.

Para a realização desses protocolos, o município utiliza sêmen das raças Girolando, Jersey, Holandês, Kiwicross (Jersolando), sendo essas três últimas importadas da Nova Zelândia - maior País na exportação de produtos lácteos.

Piscicultura

A Seder vai apresentar também diversas modalidades de tanques de cultivo de peixes na Fazendinha do Calor Humano, espaço da Prefeitura Municipal de Palmas na Agrotins 2022, que traz o tema ‘Integrar – Intensificar – Preservar’. Nesta edição foram instalados tanques escavados, de alvenaria, de adobe e de lona de polietileno de alta densidade (PEAD).

A Fazendinha é uma estrutura ampla e organizada, administrada pela Prefeitura de Palmas, com ambientes distintos para receber produtores, estudantes e visitantes na Agrotins.