Coojuve apresenta Plano Municipal de Juventude para o IBGE

Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais

Autor: Thaise Marques | Publicado em 10 de junho de 2014 às 17:27

A Secretaria Extraordinária da Inclusão Social junto com o a Coordenadoria da Juventude (Coojuve) reuniram na manhã desta terça-feira, 10, com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dando continuidade às ações de implantação do Plano Juventude Viva em Palmas.

Na ocasião, foi apresentado o projeto para implantação do Plano e também foi feito o convite para que o IBGE fosse parceiro na elaboração que está em construção. Ainda na oportunidade foi solicitado os dados referente à juventude palmense como idade e mortalidade.

“Por este plano ser do Governo Federal abarca uma política transversal, com o envolvimento de todos os ministérios em conselhos e defendemos muito isso de maneira que podemos reforçar cada segmento e a importância do Instituto neste plano”, enfatizou o coordenador do Plano Municipal Juventude Viva, Marcos Antônio Silva.

Para o chefe da Unidade Estadual do IBGE, Edis Carvalho, o Plano Municipal a reunião foi positiva. “O plano foi exposto de maneira bem objetiva e clara. Foi possível também explicar como podemos ajudar e sobre tudo os dados que podem ser passados”, informou Carvalho.

Juventude Viva

O Plano Municipal atende às diretrizes propostas pelo “Plano Juventude Viva”, uma nova iniciativa do Governo Federal para ampliar direitos e prevenir a violência que atinge a juventude.

As políticas e programas do Plano são direcionados à juventude, com especial atenção aos jovens negros de 15 a 29 anos do sexo masculino, com baixa escolaridade, moradores dos bairros com maiores índices de homicídios.

Terão prioridades os jovens em situação de exposição à violência, como aqueles que se encontram ameaçados de morte, em situação de violência doméstica, em situação de rua, cumprindo medidas socioeducativas, egressos do sistema penitenciário e usuários de crack e outras drogas.