Cozinha Show: chefs tocantinenses ensinam receitas à base de ingredientes regionais

Agência de Turismo

Autor: Redação Secom | Publicado em 08 de setembro de 2019 às 13:50

A carne seca tipicamente nordestina foi o prato que a chef de cozinha Rosa Eufrásio ensinou o público a preparar. Trata-se do Carneiro de Sol em óleo de macaúba, receita já conhecida dos frequentadores de seu estabelecimento.

Na plateia a chef Cássia Maria Teixeira, 55 anos, aprovou o prato preparado pela colega de profissão. “Eu não gosto muito da carne de carneiro, mas esse foi tão bem elaborado que nem senti o gosto forte que a carne tem. Está muito bom”, avalia. Moradora de Goiânia, esta é a terceira vez que ela vem aproveitar o festival. “Eu venho todo ano e ano que vem pretendo vir novamente”, revela.

Além de elaborar suas receitas com produtos locais, a chef Rosa também gosta de servir os pratos com o artesanato local.  “A apresentação do prato é muito importante, além de usar o babaçu como ingrediente nas receitas ele serve também para decorar. Temos que valorizar o que temos de bom e o babaçu é um desses produtos que serve para várias finalidades”, destaca.

Em seguida foi a vez do chef Alexandre Silva ensinar a receita do Filé de Pirarucu grelhado. O prato vem acompanhado de purê de mandioca, jiló, salada de agrião e chips de coco babaçu.

“O peixe que eu escolhi é muito procurado em nosso restaurante e o chips de coco babaçu busquei inspiração nas quebradeiras de cocos do Tocantins. Em minhas receitas tento priorizar os produtos locais, a história local. Aonde eu vou levo na minha cozinha um pouco da história e os ingredientes regionais que são tão apreciados na gastronomia local”, conta Alexandre.

Já a receita feita pelo chef Eduardo Zonta foi o Pintado Tagine. A receita, que foi criada especialmente para a Cozinha Show, leva nos ingredientes, além do peixe, coentro, pimenta dedo de moça, cominho, tomate, limão. Entre os acompanhamentos o tradicional cuscuz muito apreciado na região Norte do País.

“A elaboração desse prato foi pensada com os elementos de fácil acesso, como o peixe, que pode ser pescado nos rios do Estado. Com ingredientes regionais fica mais fácil as pessoas reproduzirem a receita que ensinei aqui”,  ressalta.

Cozinha Show

E neste domingo, 08, a Cozinha Show tem início mais cedo, às 18 horas, com a chef Roberta Ribeiro. Às 19 horas quem comanda é o chef Josué Amorim. E às 20 horas acontece a premiação dos vencedores entre os 58 pratos concorrentes.

Os três melhores pratos de cada categoria receberão premiação, sendo R$ 6 mil para o 1º lugar, R$ 2 mil para o segundo colocado e R$ 1 mil e o terceiro colocado.

Edição e postagem: Iara Cruz