Credenciamento para a VI Conferência Municipal de Cultura já está aberto

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP/Palmas | Publicado em 14 de agosto de 2023 às 13:33

Evento acontece no dia 25 de agosto com o tema Democracia e Direito à Cultura

A VI Conferência Municipal de Cultura já tem data marcada para acontecer na Capital. A convocação foi divulgada pela Prefeitura Municipal de Palmas por meio do Diário Oficial N.º 3.281 do dia 11 de agosto. Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, os encontros serão realizados nos dias 25 e 26 de agosto. Aqueles que desejarem participar, deverão realizar o seu credenciamento por meio do formulário disponível aqui.

A abertura da Conferência será realizada no Cine Cultura, no Espaço cultural José Gomes Sobrinho. O evento começa às 19 horas, do dia 25 de agosto, e contará com apresentações artísticas e culturais, credenciamento e falas de autoridades. Já no dia 26, o encontro acontece na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, das 8 às 20 horas.

Durante todo o dia a Fundação Cultural de Palmas (FCP) fornecerá apoio com coffee break e almoço para facilitar o acesso e participação de muitos cidadãos na Conferência. A participação da população é de extrema importância. Lá, serão ouvidas todas as demandas do município para ser construída uma política pública de cultura democrática.

A presidente da FCP, Cleizenir Divina dos Santos, destaca a representação de Palmas nas outras conferências. “É importante que a população participe dessa conferência, porque é esta participação que vai permitir que Palmas leve mais delegados e assim seja melhor representada tanto na Conferência Estadual quanto na Nacional”, explicou.

A Comissão Organizadora da VI Conferência Municipal de Cultura é composta por membros representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais e técnicos da Fundação Cultural de Palmas. A coordenação da Comissão Organizadora, responsável pelo planejamento, execução e demais atribuições elencadas em regulamento específico referentes à Conferência, caberá à presidente da FCP, Cleizenir Divina dos Santos, e a Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Karin Dias.

Conferência Municipal de Cultura

A Conferência Municipal de Cultura é um espaço de participação social, na qual ocorre articulação entre a gestão municipal, a comunidade, sociedade civil organizada, artistas e fazedores de cultura para analisar a conjuntura da área cultural e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas. Na etapa municipal são eleitos os delegados e as propostas para a Conferência estadual, que por sua vez escolhe os representantes para a Conferência Nacional, que neste ano resultará na elaboração do Plano Nacional de Cultura.

Dentre as finalidades da Conferência Municipal está a promoção do debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, no intuito de fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos, de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil.

Na etapa municipal são eleitos os delegados e as propostas para a Conferência estadual, ocasião em que são escolhidos os representantes para a Nacional.