Crianças e adolescentes que vivem nas casas de acolhimento participam de passeios e almoço de Natal

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 13 de dezembro de 2021 às 19:25

Programação de fim de ano foi proporcionada por voluntários

Um grupo de voluntários se uniu e proporcionou uma agenda de atividades lúdicas para comemorar o final de ano das crianças das casas de acolhimento mantidas pela Prefeitura de Palmas. O encerramento da programação aconteceu nesta segunda-feira, 13, com um ‘Almoço de Natal’ em um espaço de festas da Capital.

“Essa agenda cultural e lúdica só foi possível com a participação dos voluntários e por isso quero agradecer a eles por se colocarem como verdadeiros anjos e ajudar a tornar os dias das crianças abrigadas mais felizes” ressaltou a secretária do Desenvolvimento Social, Patrícia Amaral.

A agenda de final de ano começou ainda em novembro com passeios e almoço no shopping na companhia de uma madrinha voluntária; depois eles participaram de um ensaio fotográfico com o tema natalino e por último esse lindo almoço-ceia de Natal com muitas delícias, sobremesa e brincadeiras.

“Quis proporcionar a eles um dia de alegria, um dia que ficasse marcado na vida deles como presente de natal. Queria ter feito mais por eles, mas sei que eles gostaram muito do nosso dia de alegria no shopping”, contou a voluntária Letícia Coelho Castro.

A empresária Giselma Pedrosa atua no ramo de buffet e fez todo o almoço natalino desta segunda. “Para este almoço eu contei com alguns parceiros e também com a mão de obra voluntária de meus colaboradores. Todos unidos pelo bem das crianças, pois eles merecem receber afeto, atenção e participar de momentos felizes como esses”, disse  Giselma, acrescentando que em 2022 fará outras festas temáticas para o grupo.

Casas de acolhimento

Palmas conta com duas casas, sendo a Casa de Acolhida que abriga até vinte adolescentes do sexo masculino de 12 anos  a 18 anos completos, e a Casa Abrigo Raio de Sol onde moram até vinte crianças de 0 a 12 anos incompletos (masculino) e de 12 a 18 anos completos (feminino). Todas as crianças recebem acompanhamento de saúde e educacional.

As crianças e adolescentes que  são acompanhadas nas casas contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar. “A equipe municipal atua 365 dias por ano para garantir que esses pequenos cidadãos estejam seguros e tenham seus direitos garantidos”, contou a diretora de Proteção Social Especial, Katiuscia Aguiar.