Cultivo de horta no Cmei de Taquaruçu auxilia no ensino sobre alimentação saudável

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 16 de agosto de 2023 às 13:16

Crianças têm como atividade de aprendizagem o cultivo de hortaliças dentro do espaço da própria unidade

De maneira bem dinâmica e descontraída, as educadoras do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Luiza, localizado no Distrito de Taquaruçu, estimulam a criançada atendida na unidade a ter uma alimentação mais saudável, por meio do cultivo de hortaliças na unidade, com o Projeto Germinar, desenvolvido nas escolas municipais da Capital.

Dentro das atividades da semana, as crianças ajudam a plantar e cuidar dos canteiros, que foram montados no espaço ao ar livre da área externa da unidade. A iniciativa faz parte do projeto educacional do Cmei, que tem trabalha para envolver os pequenos no plantio de alimentos orgânicos, além de instruir sobre a importância deles para uma boa saúde. Os trabalhos começam ainda na sala de aula, onde as professoras explicam sobre os nutrientes de cada alimento que será plantado. Na sequência, a criançada ajuda na organização da terra, separa as mudas e segue para o plantio.

Conforme a educadora Joyce Cristina Pereira de Oliveira, a tarefa com as hortas está ajudando a mudar os hábitos alimentares das crianças e também os ensinamentos estão sendo repassados para as famílias.

A diretora do Cmei, Cida Saraiva, conta que o projeto da horta (conforme chamado por todos da unidade) tem sido mais uma forma de ensinar as turminhas sobre outros aspectos da aprendizagem, como contar, identificar as letras iniciais de cada verdura ou legume plantado. “Todas as turmas participam do cuidado com as hortas. É bem interessante observar como eles ficam atentos às historinhas que as professoras contam sobre cada alimento. Eles se envolvem tanto que os pais chegam no Cmei contando as experiências em casa”, revela a diretora.

A atividade tem agradado às crianças, professores e, principalmente, os pais, pois além do conhecimento gerado, alguns alimentos colhidos nas hortas são usados na refeição servida no Cmei e ainda atendem algumas famílias das crianças.

A diretora conta que a produção das hortas atende o cardápio do Cmei e ainda sobra para os alunos levarem os alimentos para casa. “As crianças desenvolvem a autonomia no cultivo das hortaliças e o gosto em consumir produtos produzidos por eles. Os estudantes levam os alimentos para o consumo em casa, com a família, livre de agrotóxicos”, explica.

Depois da colheita do dia, feita pela turminha do Heitor Alencar Gomes, 6 anos, hortaliças foram separadas em saquinhos para as crianças levarem para casa. “Vou pedir para minha mãe fazer uma salada bem gostosa. Vou chamar a minha avó, meus irmãos e minha tia para comer junto comigo”, falou sorridente.

Entre os alimentos cultivados, estão: alface, couve, salsinha, cebolinha, coentro e rúcula.