Defesa Civil levará Plano de Prevenção e Emergência para ETI

Superintendência da Guarda Metropolitana

Autor: Luiz Henrique Machado | Publicado em 02 de dezembro de 2010 às 14:55

A mais nova Escola de Tempo Integral de Palmas, que está em fase de construção em Taquaralto, será a segunda instituição de ensino a contar com o Plano de Prevenção e Emergência da Divisão Municipal de Defesa Civil. O anúncio foi feito quarta-feira, 1º, durante a simulação que oficializou a implantação do mesmo Plano na Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, na 405 Norte. Marcelo Lima, chefe da Divisão de Defesa Civil, explicou que os estudos vão começar assim que a ETI der início ao ano letivo, em 2011. “Começaremos o trabalho conhecendo os aspectos físico e social”, informa.

O Plano de Prevenção e Emergência é um estudo completo da estrutura da escola e serve de orientação para aqueles que frequentam o ambiente. Capacitados pela Defesa Civil, ajudam nas primeiras intervenções para o sucesso da evacuação, diminuição de danos e números de vítimas até que os bombeiros cheguem, em caso de incêndio. “Em situações como esta, o Corpo de Bombeiro chegará e já encontrará uma série de ações executadas e isso facilitará o combate ao problema e o resgate das vítimas”, explicou Marcelo Lima. Do porteiro ao estudantes, passando por professores, cozinheiras, zeladoras e outros, todos aprendem a agir no processo.

Os funcionários atuam na simulação usando os extintores que servem para princípio de incêndio, que pode ser contido com recursos de primeiras intervenções nos primeiros três minutos. É o tempo em que a evacuação já foi iniciada e a chamada do Corpo de Bombeiros foi feita. “Aqui na Escola Beatriz Rodrigues, do início do problema, da evacuação, da chegada dos bombeiros e do resgate da primeira vítima o tempo total foi de aproximadamente 20 minutos”, conta Marcelo.

Aprendizado
Terezinha de Jesus Rodrigues, diretora da Escola, elogiou a ação da Defesa Civil e afirmou que esses ensinamentos para os alunos são para toda a vida. “Isso é muito bom, porque a escola é um espaço de aprendizagem, para cidadania e para a vida. O aluno passa por esse treinamento e vai levar para casa e por onde for”, disse.

A ação teve a participação de agentes da Superintendência da Guarda Metropolitana, ligada à Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte e também de 12 bombeiros do 1º Batalhão com o trem de socorro completo: um caminhão de combate a incêndio, viatura de salvamento e viatura de resgate. “Para nós esse trabalho serviu também de treinamento”, concluiu o Tenente Matos, do Corpo de Bombeiros.