Dia Internacional da Mulher: servidoras representam 49% da força de trabalho na Prefeitura de Palmas

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 08 de março de 2021 às 14:46

A operadora de máquina de poda Elaine Tranqueiras Barros Barbosa, 38, é um dos exemplos das muitas trabalhadoras da Capital merecedoras de homenagem

Segunda-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, lembra a sociedade sobre o sacrifício de mulheres em prol da luta por igualdade de direitos. Nesta data, a Prefeitura de Palmas presta homenagens a todas as servidoras municipais que utilizam da sua força e dedicação para fazer da Capital mais jovem do Brasil uma cidade mais acolhedora. Em Palmas, elas são 49% dos 11.717 servidores do Executivo Municipal. Elas são, portanto, 5.772 servidoras, das quais 62% são efetivas (4.593 mulheres). Dentre as mais de 5 mil mulheres que trabalham em prol da Capital, 14 delas ocupam cargos do alto escalão, como secretárias, secretárias executivas e presidentes de autarquia.

O agradecimento neste dia é, portanto, direcionado a essas guerreiras do Município de Palmas, entre elas, a operadora de máquina de poda Elaine Tranqueiras Barros Barbosa, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp). Ela faz parte da equipe de limpeza e manutenção de praças, áreas públicas e outros equipamentos. Sua equipe é responsável pela roçagem, realizada por grupos mistos de homens e mulheres.

Ela tem 38 anos e é mãe de quatro filhos. "Trabalho há sete anos na Infraestrutura. Na equipe, não vejo diferença no trabalho entre os colegas." Sobre o trabalho e a família ela conta que os filhos já se mostraram curiosos sobre seu ofício. "Uma vez eu trouxe meus filhos para verem meu trabalho. Eles tinham curiosidade, perguntavam como funciona, essas coisas. Eles gostaram de conhecer."

Sobre o trabalho, ela diz que tem orgulho do que realiza porque vê que seu esforço faz diferença, mais até que um ganha-pão. "Quando eu e meus colegas terminamos a sensação é de dever cumprido. Não é só ganha-pão. Sinto orgulho do resultado porque é algo importante para mim e para a minha família. É isso que desejo para as outras mulheres, porque trabalho significa vida digna e junto com isso eu desejo sucesso e paz para todas as mulheres", diz ela. Conheça clicando aqui outros rostos de mulheres que se empenham pela cidade de Palmas.