Divulgado resultado preliminar do Promic 2023

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins/FCP | Publicado em 01 de abril de 2023 às 09:55

Prazo para ingresso de recursos é de 3 a 5 de abril de 2023

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) divulgou no Diário Oficial nº 3.193, desta sexta-feira, 31, o resultado preliminar do Edital nº 002/FCP/2023 – Programa Municipal de Incentivo à Cultura. O Edital foi elaborado conforme estabelece a Lei 1.4133/2021, assim esta é a penúltima etapa da seleção, cabendo ainda a interposição de recurso no prazo de 03 a 05 de abril.

Nesta Edição o Promic trouxe duas novidades: a inserção do critério da distribuição geográfica dos recursos e do critério afirmativo e inclusivo, que contempla mulheres, negras ou indígenas, população LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.Desta forma, o resultado reflete a distribuição geográfica que pretende distribuir os recursos de forma igualitária entre dois grandes territórios do município: a região ao norte do Ribeirão Taquaruçu Grande e a região ao sul.

O Presidente da FCP, Giovanni Assis  explica que a inserção dos critérios de distribuição geográfica dos recursos, além da pontuação para comunidades que tradicionalmente são expostas ao preconceito tem a finalidade de descentralizar e democratizar o acesso aos recursos públicos e garantir visibilidade a grupos que muitas vezes ficam à margem das políticas públicas.

Conforme o edital, os projetos selecionados e suplentes passaram pela etapa inicial de análise de viabilidade e pela segunda etapa, de análise documental.

Fase recursal única
As pessoas interessadas em interpor recursos contra o resultado de qualquer uma das fases poderão fazê-lo entre os dias 3 e 5 de abril. Para enviar o recurso, a pessoa interessada deverá preencher, assinar e protocolar o Anexo VI do edital, e protocolá-lo por e-mail ou pessoalmente na sede do órgão. O formulário está disponível na aba “Formulários” do site da Fundação Cultural.

Promic
Promovido pela Fundação Cultural de Palmas com recursos do Fundo Municipal de Cultura, o Promic tem a finalidade de democratizar o acesso a fontes de financiamento da cultura. Também estão entre os objetivos do programa o fomento e o estímulo à criação de bens artísticos e culturais; a valorização das diversas culturas que habitam Palmas; a difusão e fortalecimento de bens artísticos e culturais; e a qualificação técnica e artística da população por meio da seleção e patrocínio de projetos culturais a serem executados por proponentes residentes ou sediados em Palmas.

Nesta edição o programa contemplará até 33 iniciativas culturais, ou artísticas, com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Palmas, com patrocínios entre R$ 10 mil e R$ 15 mil, conforme o eixo ou a linguagem artística de atuação, totalizando o valor de R$ 440 mil investidos.

Confira o Resultado Preliminar aqui.

Texto: Samara Martins/FCP

Edição: Secom