Em encontro com ministro do Esporte, Edna Agnolin defende Palmas como subsede da Copa de 2014

Gabinete do Vice-Prefeito

Autor: Divulgação | Publicado em 23 de março de 2012 às 10:08

No Ministério dos Transportes, em Brasília, Edna Agnolin apresentou ao ministro Aldo Rebelo as potencialidades da capital tocantinense.

A Vice-prefeita de Palmas, Edna Agnolin, cumpriu agenda nesta quinta-feira, 22, no Ministério do Esporte, em Brasília, onde foi recebida pelo ministro Aldo Rebelo. Entre os assuntos abordados, Edna sintetizou que Palmas detém logística privilegiada e infraestrutura para subsediar a Copa de 2014. Mobilidade de transporte, infraestrutura hoteleira, turística e aeroportuária foram algumas das características que Edna atribuiu a capital para defender o título.

Palmas, como o senhor conhece, é uma cidade de encher os olhos. Estamos no centro do país e não podemos desperdiçar a oportunidade de estar no centro do maior evento esportivo do mundo. Temos condições para isso”, disse ao Ministro. Edna informou que o estádio de Palmas (Nilton Santos) já recebeu a inspeção do Comitê Organizador da Copa (COL), e que a intenção é torná-lo Centro de Treinamento da Seleção (CTS), estádios que estão sendo designados pelo Comitê para treinos.

Sobre o setor aeroportuário, Edna informou que o aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues não recebeu restrição do COL em uma pré-avaliação recente feita pela Aeronáutica, portanto não está restrito à concorrência, informou. “O Tocantins, e principalmente a nossa capital tem condições de se inserir no circuito das subsedes. Será uma oportunidade ímpar, de negócios, de mais turismo e, sobretudo, de mais emprego; mesmo que temporários, movimentam a economia”, disse.

Edna adiantou que o Tocantins acena para se adequar às exigências da Fifa, uma vez que o Comitê produzirá um Catálogo Oficial - portfólio que oferecerá as opções de Centros de Treinamentos, em vários estados brasileiros, para as 32 seleções classificadas. Os locais serão escolhidos para realizar treinamentos, cerca de três semanas antes do início da Copa. Conforme o Ministério, a escolha de um CTS está baseada em critérios rigorosos de avaliação de hotéis, aeroportos e campos de treinamento.

Seminário

Conforme o Ministério do Esporte, o Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA 2014 realiza no dia 30 de março, em Vitória-ES, o Seminário Geral de Centros de Treinamento de Seleções. O encontro vai reunir representantes das cidades que irão concorrer à subsedes, além de integrantes das esferas estadual e municipal de todo o país.

Edna se comprometeu a reunir subsídios para divulgar as potencialidades da Capital. Ela informou que até lá, irá enviar ao Comitê um catálogo sobre o potencial de infraestrutura local, para constar no processo de seleção. “Palmas tem um potencial turístico que atrai. Já o Tocantins mantém mais de seis mil quilômetros de estradas pavimentadas e conservadas para atender à demanda de transporte terrestre. Isso, e tudo que temos, tem que ser divulgado” completou.

Por conhecer o potencial do Tocantins, o ministro se mostrou entusiasta à sugestão e acenou que estará à disposição para analisar proposta. A vice-prefeita esteve acompanha pelo deputado federal Ângelo Agnolin.