Em Palmas, Saúde Municipal realiza blitz educativa no Jardim Aureny III para alertar sobre proliferação do mosquito Aedes aegypti

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 10 de fevereiro de 2022 às 10:18

No período da tarde, blitz vai acontecer entre quadras Arses 112 e 122 (1.106 e 1206 Sul)

Na manhã desta quinta-feira, 10, a equipe da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), com o apoio dos agentes de Trânsito da Capital, aproveitou a saída das famílias em direção ao trabalho para conscientizar e levar informações sobre como prevenir e eliminar o mosquito Aedes aegypti e afastar o perigo das doenças transmitidas pelo vetor. 

A blitz educativa aconteceu logo cedo, às 8h, entre a Estação Xerente, no Jardim Aureny III, e a Escola Municipal Estevão de Castro, com o objetivo de sensibilizar e buscar o apoio da população para ser parceira na luta contra o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya e outras doenças que podem deixar sequelas e levar à morte. Ainda na tarde desta quinta, a partir das 16 horas, os profissionais estendem a ação, com a blitz na Avenida LO-27, entre as quadras Arses 112 e 122 (1106 e 1206 Sul), em frente a Farmácia BioVida.

Orientações

Os técnicos da saúde, agentes de Combate às Endemias e de Trânsito utilizaram faixas informativas chamando a atenção da população quanto à necessidade de vistoriar seus quintais e casas e eliminar todos os criadouros do mosquito. Além disso, eles distribuíram panfletos educativos para os pedestres, ensinando que a forma mais eficiente de combater o Aedes aegypti é a eliminação de possíveis criadouros que acumulam água parada.

 Acompanhe abaixo algumas orientações importantes.

Garrafas PET e de vidro: As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo.

Lajes: Não deixe acumular água nas lajes. Mantenha-as sempre secas.

Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente, os que estão fora de uso.

Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente.

Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.

Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.

Cacos de vidros nos muros: Vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água.

Recipientes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo.

Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.

Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.

Vasilhas para animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana.

Objetos d’água decorativos: Mantenha-os sempre limpos com água tratada com cloro ou enchê-los com areia. Crie peixes, pois eles se alimentam das larvas do mosquito.

Lixo, entulho e pneus velhos: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.

Lixeira dentro e fora de casa: Mantenha a lixeira tampada e protegida da chuva. Feche bem o saco plástico.