Em reunião, sindicatos de servidores e Prefeitura priorizam negociações sobre pagamento da data-base

Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão

Autor: Márcio Greick | Publicado em 19 de dezembro de 2016 às 13:27

Os sindicatos que representam os servidores públicos municipais se reuniram nesta segunda-feira, 19, com a Câmara de Recursos Humanos, formada pelas Secretarias Municipais de Planejamento, Finanças, Governo, Educação, Saúde e PreviPalmas.

Durante a reunião, os Sindicatos elegeram como prioridade o pagamento da data-base dos servidores, sem o prejuízo de outros direitos adquiridos. Na reunião, a Câmara de RH reforçou o diálogo da gestão com a participação dos sindicatos para garantir todos os direitos legais adquiridos pelos servidores.

A secretária de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Humano, Germana Pires, acredita que a partir do momento em que a gestão estiver com os novos indicadores econômicos de correção da inflação, haverá um avanço sobre as negociações.

“Quando estivermos em mãos com o índice de reajuste de inflação,  o índice de fechamento de gastos com pessoal e o fechamento do exercício de 2016, chegaremos a um consenso sobre qual o índice a ser repassado para as categorias.”, explicou.

Ainda de acordo com a secretária, com a  frustração  da  receita para 2017, faz-se necessário  o consenso entre a gestão e as categorias de servidores para que seja possível honrar  os compromissos, sem ultrapassar o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O presidente do Sindicato dos Servidores do município de Palmas (Sisemp), Heguel Alburquerque, acredita que a reposição de perdas de inflação é prioridade para a categoria.  “Depois que for divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC),  teremos avanços nas negociações, sem deixarmos de lado questões sobre o pagamento das  progressões, carreira justa,  e outros direitos”.

Durante as discussões, a Câmara de RH escolheu como encaminhamento para próxima reunião a  ampliação das discussões sobre equiparação salarial  junto à Mesa SUS, e a  prioridade  do pagamento da data-base às categorias.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado do Tocantins (Sintras-TO), Domingos Rodrigues, elogiou a boa vontade da gestão em discutir a melhor forma de garantir os direitos da categoria.  “No nosso entendimento é que a prioridade seja o pagamento da data-base, sem prejudicar outros direitos da categoria.”, ressaltou.

Já o presidente do Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Geólogos (Seageto), Elievan Marques, destacou  que a reunião com  as entidades classistas foi  positiva. “Amadurecemos bem nas negociações e entendemos  a atual conjuntura econômica, mas não abrimos mão  dos direitos da categoria.”, disse.

Ao final da reunião, ficou marcado um novo encontro para o próximo dia 16 de janeiro,  às 9h30 no prédio dos Buritis, para que os sindicatos e as secretarias, após análise dos indicadores inflacionários, cheguem a um  valor ideal  de reajuste  quanto ao pagamento da data-base, e outras questões, como as progressões e o Carreira Justa.

Participaram também da reunião, a secretaria executiva da Secretaria de Planejamento, Valéria Albino Araújo; o secretário de Governo, Adir Gentil, e o executivo de Governo,  Ricardo Mendes.