Empossados novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo / Ediçao: Denis Rocha | Publicado em 14 de março de 2024 às 07:51

Na tarde desta quarta-feira, 13, foram empossados os conselheiros titulares e suplentes que atuarão no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no biênio 2024/2025. Na oportunidade também foram empossados quinze adolescentes que formam o Comitê de Participação de Adolescentes (CPA/Palmas), fundado para promover uma maior participação de adolescentes em espaços de discussão, criação, avaliação e decisão sobre políticas públicas voltadas para essa faixa etária.

Os novos membros do CMDCA e do CPA-Palmas foram empossados no Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) com a presença de autoridades municipais, conselheiros tutelares, entidades da sociedade civil organizada e comunidade.

O juiz da Vara da Infância e Juventude de Palmas, Adriano Gomes de Melo Oliveira, falou da importância das duas entidades. “Parabéns aos conselheiros empossados e aos adolescentes. Estamos muito felizes pois o CMDCA já é referência de atuação em Palmas e agora iremos contar também com a presença destes adolescentes do CPA, nos colocamos à disposição de vocês para contribuir no enfrentamentos dos desafios que crianças e adolescentes passam diariamente em nosso país”, disse.

A conselheira, Julane Marise, disse que é necessário uma aproximação de todas as entidades e do poder público para o fortalecimento da rede de proteção. “É muito bom ver a presença de tantas autoridades, da Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Educação, Saúde, Assistência Social, e tantos outros aqui nesta posse. Isso nos dá muita esperança de que iremos avançar cada dia mais em ações positivas para a infância e a adolescência”, frisou.

Após a cerimônia de posse, os novos conselheiros elegeram a mesa diretora do CMDCA 2024/2025 e agendaram a próxima reunião de trabalho. “Parabéns a todos vocês cidadãos que se colocam à disposição desta entidade, de forma voluntária, com muita força de vontade e muita responsabilidade e que tem dado a sua contribuição no fortalecimento e na defesa dos direitos dos nossos pequeninos, bem como na formulação, controle, acompanhamento e assessoramento de ações e na execução da política de atendimento às crianças e adolescentes desta Capital”, destacou a secretária municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial, Cleizenir dos Santos.

Durante a sua fala no evento, a representante do CPA, Isabelle Machado, aproveitou para solicitar que os alunos que compõem o grupo sejam liberados das atividades escolares para participar das reuniões e dos eventos que tratam sobre a temática dos direitos das crianças e adolescentes. “Estamos dispostos a participar e contamos com a colaboração de todos vocês para facilitar o nosso acesso aos espaços de fala e de construção de políticas públicas” disse.

Confira como ficou composta a Mesa Diretora do CMDCA biênio 2024-2025

Presidente: Ana Claudia Lopes Gabino
Vice-presidente: Mônica Pereira Brito
Secretária-Geral: Marilene Ferreira de Oliveira Santana

Foram empossados 12 conselheiros e 12 suplentes divididos de forma paritária entre representantes do poder público e da sociedade civil organizada para compor o CMDCA no biênio 2024-2025 sendo:

I - Representantes Governamentais

a) Secretaria Municipal da Educação

1. Ana Cléia Gomes da Silva - Titular;
2. Heleno Elias da Silva - Suplente.

b) Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

1. Maria Salomé Lima Carneiro Sales - Titular
2. Nélio  Nogueira Lopes - Suplente

c) Secretaria Municipal da Saúde