Empreendedorismo feminino no Agro é destaque na Fazendinha do Calor Humano

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 19 de maio de 2023 às 08:15

Mulheres estão rompendo barreiras e mostrando todo seu potencial no agronegócio

No vasto cenário do agronegócio, onde a tradição muitas vezes prevalece, há mulheres que estão rompendo barreiras e mostrando todo o seu potencial como empreendedoras. E a força da mulher empreendedora palmense ganhou destaque na Fazendinha do Calor Humano, que trouxe para essa edição da Agrotins 2023, empreendimentos liderados por mulheres visionárias.

Um exemplo inspirador é Airilene Lorenço que acreditou na importância da agricultura familiar e no poder de transformação que ela traz às comunidades rurais. Como uma verdadeira visionária, ela idealizou e fundou a Associação de Agricultores Familiares e Agroindústria, unindo produtores locais em um esforço conjunto para fortalecer e expandir suas atividades. Hoje atuando como responsável pelo desenvolvimento de produtos da associação, Airilene ajuda produtores a colocar seus produtos no mercado de alimentação escolar, mercados de artigos naturais e nas feiras da cidade. A idealizadora conta que a Agrop possui mais de 80 famílias associadas.

Queijos diferenciados: sabores que encantam

Ariana Silva, da Fazenda Buritizal, assistida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), apostou na criação de gado leiteiro e em uma produção de queijos diferenciados, valorizando os métodos tradicionais da família mineira e inserindo no queijo artesanal ingredientes típicos da região, como lasca de buriti desidratado, óleo de buriti e babaçu, pimenta de macaco, e café amargo.

A produtora conta que desenvolver queijos de alta qualidade agregou valor a sua produção. "Nosso foco foi fazer mais com menos, e como nossa produção de leite ainda é pequena, fomos estudar mais sobre queijos artesanais que é uma nova tendência no Brasil". Ariana buscou as raízes e receitas mineiras da avó, agregando elementos locais, o que resultou numa produção de queijos curados com a memória de Minas Gerais e com sabor do Tocantins, que conquistou o paladar de quem visitou a Fazendinha.

Carne suína e linguiças de excelência

A visão empreendedora de Karine Castilho Ferreira deu origem à empresa familiar Master Sul, que vende cortes suínos e linguiças. Com apenas um pouco mais de um mês de funcionamento, a empresa já iniciou com a certificação do Selo de Inspeção Municipal (SIM). O que possibilitou comercializar para grandes mercados da Capital e na Feira da 304 Sul, divulgando dessa forma sua marca para os palmenses.

A trajetória dessas produtoras é de força e determinação das mulheres empreendedoras no agronegócio. Elas superaram desafios, enfrentaram estereótipos e mostraram que o talento e a visão das mulheres são fundamentais para impulsionar o setor. A liderança inspiradora e sua capacidade de criar um negócio de sucesso demonstram como as mulheres estão conquistando seu espaço e contribuindo para o desenvolvimento do campo.