Empréstimos do Banco do Povo beneficiam desde o microempreendedor até participantes do economia solidária

Banco do Povo

Autor: Márcio Greick | Publicado em 06 de novembro de 2013 às 17:40

A assinatura de 14 novos contratos ocorreu na tarde desta quarta-feira, 06, na sede da instituição.

Pela sétima vez o microempreendedor, Raimundo Nonato Gonçalves de Lima, proprietário de uma bicicletaria no Jardim Aureny III, buscou o Banco do Povo para efetuar um empréstimo.  Raimundo Nonato, que foi o primeiro cliente do banco em 2005,  disse que o dinheiro servirá de capital de giro,  já que os negócios estão prosperando. “Com os juros baratos e as condições de pagamento acessíveis vou investir mais em meu comércio”, disse.

Raimundo Nonato é um dos 14 empreendedores a assinar contratos de empréstimos, no valor total de R$ 130 mil,  formalizados junto ao Fundo Municipal de Desenvolvimento da Economia Popular e Solidária do Município de Palmas (Banco do Povo), na tarde desta quarta-feira, 06, na sede da instituição, localizada na Quadra 104 Sul, Rua SE 11, Lote 36 (atrás do Supermercado Big Centro). A média de crédito liberado por contrato é de R$ 10 mil.

Alguns  contratos  estão  no primeiro grupo de economia solidária em agricultura familiar, da qual fazem parte três pequenos produtores do Assentamento São João e deve atender também associações,  cooperativas e  investidores do ramo de piscicultura.

Para os empreendedores interessados em adquirir crédito, o Banco do Povo dispõe ainda de saldo em conta corrente para novos empréstimos no valor de R$ 1 milhão.

Proprietário de um depósito de gás na Quadra 307 Norte há quatro anos, Ricardo Carvalho de Lima, ficou contente com a liberação do empréstimo. “Agora vou poder ampliar o depósito com o aumento da gaiola de gás e investir no fornecimento de água mineral”, ressaltou.

De acordo com o gerente de Geração de Renda do Banco do Povo, Valdemar do Carmo Pereira, houve aumento significativo dos contratos formalizados em pouco mais de quatro meses. “O processo de concessão de empréstimos foi retomado em julho e o  valor total de financiamentos chegará a R$ 425 mil, totalizando 56 contratos”, disse.

Ainda de acordo com Pereira, a taxa de juros de 1% ao mês e a forma de pagamento em 18 meses para pessoa física e 24 meses para pessoa jurídica, tem contribuído para que o índice de inadimplência no período fosse praticamente  zero.

A cabeleireira Suely Tranqueira Batista, atua no ramo há dez anos e pretende equipar a nova sede do seu salão na quadra 307 Norte. “Com esse dinheiro vamos comprar equipamentos novos para o salão, cadeiras, ar condicionado, e proporcionar mais conforto aos nossos  clientes”, destacou.