Ex-integrantes da Banda da GMP conquistam espaço e se destacam na música

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Juliana Matos | Publicado em 22 de novembro de 2017 às 12:53

Mais de 100 crianças participam de programa de iniciação musical para formação cidadão; programa existe desde 1993

Respeito ao próximo, foco e disciplina são alguns dos princípios que o Programa da Banda Caça-Talentos da Guarda Metropolitana de Palmas busca ao oferecer iniciação musical a crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos, há 24 anos.

Muitos daqueles que passaram pelo programa ainda continuam nos passos da música e se alegram nesta quarta-feira, 22, Dia do Músico, ao lembrar do que aprenderam no programa e levaram para a vida. “Minhas melhores lembranças são das apresentações em desfiles”, conta Callyta Emanoelly Lima Barros.  “Gostava muito dos ensaios e de tocar o repertório de dobrados militares. Tenho lembrança da convivência saudável com tantas pessoas. Era um ambiente mágico que levava a gente para longe dos problemas”, rememora Bruno Barreto.

Hoje Callyta Emanoelly é monitora de música na Escola Municipal de Rosemir de Sousa Fernandes, no Jardim Aureny III, onde ensina para crianças entre 5 e 10 anos flauta doce. Ela ingressou no projeto aos 10 anos onde aprendeu a tocar saxofone e só saiu ao completar os 18 anos. “Entrei com uma base que me permitiu me aperfeiçoar. Foi um momento importante de aprendizado, de muitas amizades. Foi realmente muito especial fazer parte da Banda da Guarda Metropolitana”, explica Callyta Emanoelly.

Já Bruno Barreto se tornou maestro da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ele conta que sua iniciação na música começou exatamente na Banda da Guarda Metropolitana da Capital quando tinha 14 anos. Ele permaneceu quatro anos na banda, tocando saxofone. “Quando terminei o ensino médio já sabia do queria viver. Fui para Goiânia onde completei a graduação em música e voltei. Hoje vivo da música porque tudo começou com a oportunidade que me foi dada na época. É um projeto que admiro porque acredito que pode ajudar a potencializar mais crianças a entenderem o direito de poder escolher o que querem ser da vida”, conta.

Banda da Guarda

Atualmente há 110 alunos no programa Caça-Talentos. Mesmo a música sendo uma carreira possível de ser estimulada em todos eles, o regente da Banda da Guarda Metropolitana, inspetor Renison Oliveira, ressalta que a proposta é, na verdade, usá-la como instrumento para a cidadania. “Sabemos que o projeto é um sucesso por cada aluno encaminhado na vida e que está longe da criminalidade”, reforça.

Todos que ingressam na banda, antes passam pelas turmas de iniciação científica e prática instrumental. Atualmente a banda tem 60 integrantes. Somente este ano, eles realizaram 73 apresentações oficiais, sociais a convite de entidades públicas e privadas.

Os instrumentos utilizados atualmente são saxofone, clarinete, trompete, trombone, bombardino, tubas, percussão, flauta transversal e trompas. Para 2018, no entanto, serão introduzidos os instrumentos eletrônicos guitarra, contrabaixo e teclado.

Para participar do projeto, os interessados devem aguardar a abertura da próxima seleção, prevista para fevereiro de 2018. “A seleção é baseada na avaliação da aptidão musical do candidato e em testes rítmicos em que são avaliados se ele tem ritmo e coordenação para tocar um instrumento”, explica o regente inspetor Renison Oliveira.

Novos projetos

Além das apresentações em eventos, cujos convites podem ser direcionados à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana através de ofício, a Banda da Guarda Metropolitana de Palmas iniciou em abril o Projeto Guardiões da Alegria que realiza, em parceria com acadêmicos, visitas a unidades de saúde e de pronto atendimento para apresentações curtas de paródias ou marchinhas com mensagens sobre prevenção de doenças, alimentação saudável e outros temas. “Já recebemos o convite para nos apresentar em breve no Hospital Infantil de Palmas”, completa o regente inspetor Renison Oliveira.

(Edição/postagem: Iara Cruz)