Exposição que une design e artesanato regional esta aberta no Museu Casa Sussuapara

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP/Palmas | Publicado em 25 de agosto de 2023 às 14:12

Visitação do público pode ser realizada até 6 de setembro, das 17 às 21 horas

A I Semana de Design de Palmas – Edição Origens está de portas abertas para os amantes da arquitetura, do artesanato e da cultura tocantinense. A exposição, que une o trabalho de arquitetos, designers e artesãos regionais, foi inaugurada nesta quinta-feira, 24, e marcou a reabertura do Museu Casa Sussuapara. Peças e projetos ficarão exibidos até o dia 6 de setembro, das 17 às 21 horas.

O projeto, idealizado pelos arquitetos Thamise Bezerra e Márcio Colauto, foi pensado para promover a valorização do design tocantinense e, consequente, promoção da economia criativa em Palmas. Nove profissionais de arquitetura e design de interiores se uniram a artesãos para a cocriação de peças de design e instalações que ressaltam a identidade artística regional.

Abertura da exposição

Durante a abertura, Thamise agradeceu o apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP) e aos demais participantes. “Hoje é um dia muito feliz, somos profundamente gratos à Fundação Cultural por abrir esse espaço. Agradeço a todos que aceitaram esse desafio, esses são os talentos da nossa cidade, que se doaram para esse projeto e fizeram dele tão lindo e representativo.”

A designer de interiores e jornalista, Renata Brum, é uma das parceiras do projeto e falou sobre sua relevância. “Esse projeto batalha muito principalmente para os nossos artesãos receberem valorização, porque o que eles fazem é arte, o potencial criativo deles é gigantesco e isso deve ser valorizado. Nós arquitetos e designers temos, sim, a técnica, dominamos o desenho, mas se nos unirmos aos artesãos, o Tocantins vai virar referência nacional e quem sabe até além”, disse.

Museu Casa Sussuapara

Instalado no Parque Cesamar, o Museu CasaSussuapara foi sede da primeira prefeitura e câmara, de janeiro a maio de 1990. Depois disso, funcionou como sede da Legião Brasileira de Assistência (LBA), além de outros usos. Após diversas manifestações populares a favor da preservação do bem, o município efetivou o tombamento definitivo da Casa Sussuapara, através do Decreto nº 67, de 16 de março de 2005.

Apoio e parcerias

O projeto conta com a parceria da fotógrafa Maria Júlia Daniel, sócias da To Home Comunicação e Design, da Prefeitura de Palmas, através da Fundação Cultural de Palmas, do Sebrae-TO, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU-TO) e de empresas da cidade.

Além dos dois idealizadores, outros cinco profissionais assinam a criação das peças. São eles: os arquitetos Fernanda Prado, Kaio Vilanova, Lana Edla, Raphael Santos e a designer Renata Brum. A artista visual Gab Agostini traz uma instalação para a mostra em referência ao nosso cerrado e o arquiteto Tom Reis um projeto que integra a natureza do Cesamar ao café e à arte milenar da cerâmica.

Entre os artesãos responsáveis pela cocriação dos projetos estão a ceramista Maria Elza Oliveira, Wanderley Batista (Pote de Ouro), Senhor Bené (Casa do Oleiro), Durvalina Ribeiro e Mônica Ribeiro, que trabalham com capim dourado, os serralheiros Damião Leite e Weliton Souza, marceneiro Sebastião Ferreira da Silva, Henrique Castro e Ariadne Caroline (AC Ateliê Criativo).