Famílias colocam a mão na massa e iniciam plantio de hortaliças na Horta Comunitária de Taquaruçu

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 30 de julho de 2019 às 11:11

Inicialmente são 24 famílias aptas a usarem o espaço, e já receberam calcário, adubos químicos e ainda nesta terça-feira, 30, está prevista a entrega de sementes e esterco de gado

 

Após um intenso trabalho de reforma que colocou abaixo toda a velha estrutura existente na Horta Comunitária do Distrito de Taquaruçu, localizada na Avenida Gregório Terêncio, agora a vez é de preparar os canteiros com o plantio de hortaliças e verduras. Inicialmente são 24 famílias aptas a usarem o espaço, e já receberam calcário, adubos químicos e ainda nesta terça-feira, 30, está prevista a entrega de sementes e esterco de gado.

 

Na manhã desta terça-feira, alguns produtos aproveitaram o clima aberto e ameno do Distrito para iniciarem a produção com o plantio de cheiro verde, cebolinha, alface, rúcula e coentro, caso do aposentado João Coutinho Pinto, de 75 anos, pai de dez filhos e avó de 14 netos. “Sempre vivi do suor do meu trabalho no campo e nessa horta já tive boas experiências. São oito anos colocando a mão da massa”, destaca Coutinho, ao deixar claro que atuar na horta também é uma terapia para não ficar parado em casa.

 

O servidor público João Silva, 47 anos, que também ajuda na administração da horta, é só alegria ao ter recebido três canteiros após a reforma. “O espaço estava muito descuidado e agora ganhamos um incentivo a mais para voltar com tudo e transformar esse espaço e um local de geração de renda, convívio social e transformação na vida dessas pessoas”, enaltece ao informar que os produtos abastecerão os mercados locais, restaurantes e pousadas. “A economia local se fortalece com a união de todos”, finaliza.

 

A área total é de 1.477, 76 metros quadrados, com 71 canteiros com dimensões de 1x10 metro e 26 canteiros de diversos tamanhos.

 

A entrega oficial da horta está prevista para o dia 21 de agosto, em uma grande festa voltada para a agricultura familiar.