Fazendinha Calor Humano recebe alunos da ETI Fidêncio Bogo durante vivência sobre o cultivo de alimentos

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 04 de novembro de 2019 às 18:02

Momento foi de colocar a mão na massa e conhecer mais sobre o trabalho do homem do campo

Quando o assunto é o ensino, a teoria e prática são essenciais para a obtenção de bons resultados. E, na formação dos jovens estudantes, ir a campo pode ser o diferencial para despertar o interesse pelos estudos e projetos profissionais para o futuro. Pensando nisso, a Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo escolheu esta segunda-feira, 04, para aula direto na Fazendinha Calor Humano, localizada no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Ao todo, 35 alunos conferiram de perto as plantações de melão, abóbora, tomates, batata-doce e milho. A oportunidade foi de tirar dúvidas sobre todo o processo de plantio até a colheita. Os alunos também aprenderam sobre a importância da polinização e as características de alguns dos alimentos cultivados na Fazendinha.

A orientação ficou a cargo do técnico em Agropecuária da Seder, Evaldo Pereira de Santana, com apoio dos professores Vinícius Paiva (zootecnista) e Edvan Araújo (agroecologista), que lecionam na Fidêncio Bogo.

A aluna Kailla Kanada Batista, de 14 anos, já sabe a profissão que irá seguir: engenheira agronômica. “Com a vivência diária que temos na escola descobri o que quero para o meu futuro. Me identifico com a área e pretendo me realizar profissionalmente. Com isso quero melhorar a vida de muita gente, e contribuir para o desenvolvimento do meu país”, comenta.

Os estudantes também colocaram a mão na massa e ajudaram no desenvolvimento de algumas atividades, como a de adubação do solo e colheita de alguns alimentos.

Parceria

A Seder também contribui para a melhoria da alimentação das escolas municipais de Palmas, por meio do Projeto Roça para as Escolas, que fornece alimentos produzidos na Fazendinha Calor Humano. A parceria também viabiliza o desenvolvimento de projetos que podem ser implantados nas pequenas propriedades rurais.