Fazendinha do Calor Humano apresenta importância de compliance para aumentar produtividade no campo

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 14 de abril de 2023 às 09:32

Unidade já conta com parcerias e iniciou processo de implantação das sete vitrines que serão expostas durante feira

Faltando apenas um mês para o início da 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), a Fazendinha do Calor Humano da Prefeitura de Palmas se prepara para apresentar ao público técnicas inovadoras que visam aumentar a produtividade do pequeno produtor rural. Este ano, a exposição, que acontece de 16 a 20 de maio, traz um tema muito importante: ‘Compliance no Agro’, uma forma de reforçar a necessidade de seguir a legislação para obter maior produtividade.

A Fazendinha é uma unidade demonstrativa gerida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) dentro do complexo da Agrotins e trará para esta edição vitrines focadas em sete áreas diferentes: piscicultura, caprinocultura, avicultura, bovinocultura, horticultura, mandiocultura e fruticultura. As unidades já começaram a ser montadas, culturas plantadas e parcerias realizadas para as exposições.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Júnior Jaber, destacou a importância da unidade demonstrativa. "A Fazendinha é um espaço importante para que os nossos agricultores familiares conheçam novas tecnologias e equipamentos que possam auxiliar no aumento da produtividade e na redução dos custos. É uma oportunidade de ver de perto as novidades do mercado, além de aprender com outros produtores".

O gestor ainda lembra que otimizar o trabalho no campo, também significa que o produtor deve seguir as normas e regulamentos estabelecidos pelos órgãos competentes para ter mais sucesso em suas atividades e qualidade em seus produtos.

E nesse sentido o compliance vem se tornado cada vez mais importante em diversos setores do Agro, e não seria diferente na agricultura familiar de Palmas. A exemplo do Selo de Inspeção Municipal (Sim), que é uma certificação que comprova a qualidade e segurança dos produtos de origem animal e vegetal produzidos no município. Esse certificado é obrigatório para quem deseja comercializar seus produtos dentro do município.

Para o diretor de Assistência Técnica da Seder, Cláudio Sayão, o Sim também é importante para a valorização da produção local e para a saúde pública, pois assegura a qualidade e a segurança dos alimentos consumidos pela população. “Durante a exposição teremos dentro da nossa unidade algumas empresas que aderiram ao SIM”.