Fazendinha do Calor Humano apresenta tecnologias de baixo custo para a agricultura familiar na Agrotins 2020 100% Digital

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 26 de maio de 2020 às 09:26

Neste ano o tema escolhido pela Seder é ‘Cerrado Sustentável’, com destaque para a exibição de tanques para cultivo de peixe dos tipos alvenaria, adobe, lona de vinil e escavado

Começa nesta quarta-feira, 27, mais uma edição da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins), dessa vez totalmente digital. O evento contará novamente com a participação da Prefeitura de Palmas, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder). A mudança de presencial para digital ocorre em razão da pandemia de coronavírus (Covid-19) e da necessidade de isolamento social a fim de evitar a propagação da doença por contato entre as pessoas.  A Agrotins segue até o dia 29 de maio.

Desde 2001 a Prefeitura de Palmas é parceira na Agrotins, e em todas as edições leva ao homem do campo, principalmente aos pequenos produtores, tecnologias de baixo custo e com eficiência comprovada a serem implementadas por eles em suas criações e cultivos. Todas as atrações estão disponíveis na Fazendinha do Calor Humano, espaço permanente da Prefeitura no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Neste ano o tema escolhido pela Seder é Cerrado Sustentável, com destaque para a exibição de tanques para cultivo de peixe dos tipos alvenaria, adobe, lona de vinil e escavado. A ideia é mostrar o desenvolvimento da piscicultura em pequenos espaços.  A Seder evidencia ao produtor a facilidade desse cultivo com baixo custo.

O local também conta com um espaço para a Avicultura Caipira com a criação por meio de ração e pastagem. Tudo sob rigoroso controle desde a construção do aviário, escolha das aves e controle diário dos animais. O local abriga 98 pintinhos da espécie Vermelho Pesadão.

As especificações sobre cada assunto, além de outras temáticas trabalhadas pela Seder estarão disponíveis no site oficial da feira www.agrotins.to.gov.br, por meio de textos e vídeos. O material audiovisual também poderá ser acessado no canal oficial da Prefeitura de Palmas no Youtube, clicando aqui

Além da programação gravada, o evento contará com atrações ao vivo que serão transmitidas das 8 às 18 horas. Todo o conteúdo ficará disponível para acesso por mais 30 dias após o término da Agrotins. Todo o material da Seder deve ser acessado clicando na aba ‘Espaço dos Pavilhões’. Na parte das palestras gravadas, o gerente de Inspeção Municipal da Seder, Geraldino Ferreira Paz, também apresentará a palestra Rotinas Administrativas e de Fiscalização de um Selo de Inspeção Municipal, com a participação da engenheira de alimentos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) Verônica Gonçalves França.

Os vídeos também trazem esclarecimentos sobre o plantio feito durante o ano de alimentos na Fazendinha Calor Humano. As Unidades Demonstrativas de Pecuária Leiteira e Mandiocultura ganharam espaço especial para que os produtos tenham acesso a práticas exitosas que alinham conhecimento técnico e prática em campo.