Fazendinha do Calor Humano doa 200 kg de bananas para a merenda de Cmei

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 27 de outubro de 2022 às 11:34

Fruta vêm para reforçar o projeto 'Descasque mais, desembale menos' que é desenvolvido pela unidade de ensino

Mais 200 quilos de bananas cultivadas na Fazendinha do Calor Humano são doados para a merenda escolar de uma unidade de ensino de Palmas. Desta vez o beneficiado foi Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sementes do Saber, no Santa Fé IV. O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) cultiva verduras, frutas e peixes para reforçar a merenda escolar da rede municipal. Na primeira quinzena de outubro, outros dois Cmeis já receberam doações da Fazendinha.

O Cmei Sementes do Saber atende cerca de 280 crianças, sendo 130 em tempo integral. Segundo a diretora da unidade, Zilmene Santana Souza, as frutas chegaram para reforçar o projeto desenvolvido na unidade 'Descasque mais, desembale menos', que tem o objetivo de mostrar a importância de ter uma alimentação saudável, sem tantos produtos industrializados. "Trabalhamos esse projeto anualmente em todas as unidades. Aqui trabalhamos uma temática mensalmente e no final do mês fazemos a demonstração do que foi repassado aos alunos."

A gestora conta ainda que nem todas as crianças têm a oportunidade de ter uma alimentação saudável, mas na unidade elas podem ter uma alimentação equilibrada, com a introdução de frutas e verduras. Segundo ela, as frutas que as crianças mais gostam são melancia, banana e laranja.

A fruta preferida da pequena Iris Valentim, de 5 anos, é a banana. “Eu amo banana”, disse ela com as frutas nas duas mãos. Para o técnico agrícola Evaldo Pereira, responsável pela Fazendinha, todo esse trabalho é feito com muito amor, para ver o sorriso no rosto das crianças e poder fazer essa introdução de frutas ainda na infância, para que se tornem adultos mais saudáveis.

As frutas e legumes doados são cultivados na Fazendinha do Calor Humano, projeto gerenciado pela Seder no espaço onde ocorre a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins).