Fazendinha do Calor Humano inicia trabalhos e traz muitas novidades ao pequeno produtor rural

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome / Secom | Publicado em 16 de maio de 2023 às 13:12

Seder levará também palestras e fará um dia de campo imperdível, na sexta-feira, 19, proporcionando uma experiência prática e interativa ao produtor familiar

A Fazendinha do Calor Humano abre suas porteiras na Agrotins 2023, trazendo uma variedade de vitrines tecnológicas dedicadas à agricultura familiar. E entre os dias 16 e 20 de maio, o visitante terá a oportunidade de explorar de perto cada uma das vitrines, as quais abrangem diferentes áreas como horticultura, fruticultura, piscicultura, agrofloresta, mandiocultura, caprinocultura, bovinocultura, como também o  SIM (Selo de Inspeção Municipal), garantindo o compliance das práticas. Nesta edição, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) vai promover palestras nos dias 17 e 18, e um dia de campo imperdível no dia 19, proporcionando uma experiência prática e interativa ao pequeno produtor.

Na Fazendinha foram montados tanques de peixes para o cultivo de espécies nativas da região amazônica, com a integração de plantas macrófitas que auxiliam na purificação dos tanques e renovação do oxigênio. A água utilizada na piscicultura também serve para irrigar a plantação de bananas terra, prata e "nanicão", espécies que foram recentemente entregues às escolas municipais, totalizando 400 quilos de bananas.

Nos currais foram colocadas mini vacas leiteiras e pôneis. A comercialização desse tipo de animais está em alta para quem tem pequenos espaços e deseja investir em áreas rurais destinadas ao turismo e terapêutica. Bezerros e bezerras da raça Jersey também estão sendo comercializadas na fazendinha, devido a parceria com o Rancho Pitayas, fazenda atendida com assistência rural pela Seder. Cabras leiteiras é outro atrativo em exposição e que aos poucos têm ganhado espaço entre os produtores no entorno de Palmas.

"A intenção da gestão municipal com a fazendinha é trazer aos pequenos produtores rurais o que tem de melhor em tecnologia", é o que afirma o secretário Carlos Braga. Ele lembra que a grande novidade dessa edição é o sistema agriflorestal, uma alternativa apresentada, principalmente ao produtor que tem área de preservação ambiental, que pode consorciar juntamente com as plantas nativas, frutíferas que dê uma renda ao agricultor, onde pode plantar banana, açaí e outras frutíferas que se adaptam bem ao sistema agroflorestal.

A ideia, segundo o gestor, é que mesmo após a edição da Agrotins, a Fazendinha continue sendo uma vitrine tecnológica, uma escola de assistência rural, onde o pequeno produtor possa fazer visitas e conhecer as melhores práticas.

Também no estande da Fazendinha, a Fundação de Meio Ambiente está com distribuição de mudas de árvores frutíferas e nativas do cerrado, ideias para o reflorestamento. Crianças das escolas municipais também puderam visitar o espaço da Secretaria Municipal de Educação e conhecer o projeto Germinar, que leva a prática agrícola e a produção de alimentos a todas as unidades da rede municipal de ensino.

No local, o produtor também tem acesso às informações para aderir ao Selo de Inspeção Municipal (SIM), que garante a comercialização de produtos de origem animal dentro de Palmas. Produtores que já aderiram ao Sim também têm a chance de expor seus produtores durante os dias da Agrotins.

Parcerias importantes como a da Embrapa possibilitou montar um campo agrostológico, que é o cultivo de espécies forrageiras de capim para a criação de gado. Os produtores poderão conhecer também, na área de mandiocultura, uma variedade de espécies adaptadas ao solo e clima da região. E na área destinada à exposição de horticultura, foi feito alguns canteiros para demonstrar o trabalho realizado nas hortas comunitárias e comerciais atendidas pela Seder.

Confira Programação