Fazendinha do Calor Humano inova em 2022 com abertura de trincheira de solo para mostrar raízes

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Deni Rocha/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 04 de maio de 2022 às 11:27

A escavação permite expor as camadas de superfície e visualização do sistema radicular das culturas e seu desenvolvimento

Uma das novidades da Fazendinha do Calor Humano de 2022, que será apresentada na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2022, é a instalação de uma trincheira - uma abertura no solo, para expor as camadas de superfície e a visualização do sistema radicular das culturas. A trincheira é uma escavação vertical, retangular, feita para se obter uma exposição contínua do solo num certo trecho do terreno. A trincheira da Fazendinha do Calor Humano será mais um espaço para debate sobre conservação, calagem, adubação e manejo sustentável do solo, durante todo o período da Feira, que vai de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins.

O engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Luiz Neto, explica que uma trincheira é escavada para mostrar como se comportam as raízes de algumas culturas. “As raízes das plantas são extremamente importantes para seu crescimento e desenvolvimento, bem como para absorção de água e nutrientes. A conexão da planta com o solo, e com suas propriedades nutricionais, físicas e biológicas é mediada pelo sistema radicular e por isso, é fundamental garantirmos condições para o seu bom desenvolvimento”, disse, ressaltando que “a ação de raízes de algumas plantas pode ser tão importante para melhorar os atributos do solo, quanto a produção de cobertura do solo”.

Neto destaca que, por meio de uma pequena trincheira no campo, é possível fazer um diagnóstico rápido da estrutura do solo, para saber como está a qualidade estrutural do solo, de forma descomplicada. “Se trata de uma forma de conhecer o potencial de desenvolvimento radicular das plantas. Com isso, pode-se verificar a existência de impedimentos físicos que dificultam o desenvolvimento das raízes, e também visualizar seus horizontes e camadas, cujos conhecimentos servirão de suporte para um bom manejo produtivo”.

Sistema radicular

O sistema radicular é o responsável pela conexão entre as plantas com o solo, e quanto maior for sua eficiência na absorção de água e nutrientes pelas plantas, melhor será para a produção.

O adequado desenvolvimento do sistema radicular sofre influência direta das propriedades químicas e físicas do solo. Sendo bem cuidado, gera maior eficiência na utilização da água e nutrientes disponíveis no solo que será decisiva para aumento da produtividade.