Fazendinha do Calor Humano se organiza para apresentar vitrines tecnológicas

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 08 de maio de 2023 às 11:51

Produtores rurais poderão conhecer de perto práticas sustentáveis para produção agropecuária mais eficiente e sustentável

Com o objetivo de apresentar novas tecnologias e práticas sustentáveis, aliadas à melhor produtividade e rentabilidade das atividades do pequeno produtor no campo, a Fazendinha do Calor Humano está em ritmo acelerado de trabalhos para mostrar importantes vitrines tecnológicas durante a Agrotins 2023, que acontece em maio 16 a 20 de maio. Algumas culturas já foram plantadas e estarão focadas em sete áreas diferentes: piscicultura, caprinocultura, bovinocultura, horticultura, mandiocultura e fruticultura, além de sistema agroflorestal.

A Fazendinha do Calor Humano é a grande vitrine tecnológica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) na Agrotins, onde produtores rurais durante o evento poderão percorrer e conhecer as tecnologias e práticas mais modernas para a produção nessas áreas. Neste ano, a grande novidade, segundo o diretor de assistência técnica da Seder, Cláudio Sayão, é a parceria com a Embrapa para o espaço reservado ao “Campo agrostológico”, onde foram cultivados capins forrageiros para pastagem, com uma variedade de espécies mais adaptadas ao solo e clima da região, resistentes a pragas e doenças, além de uma alta produtividade. “Iremos mostrar ainda a nossa patrulha agrícola que faz atividades de mecanização agrícola para fortalecer a agricultura familiar”, complementa.

Na área de bovinocultura será destaque a metodologia Balde Cheio, voltado à produção de gado leiteiro, que apresentará os resultados produtivos e de gestão do projeto desenvolvido em Palmas e os critérios que o produtor deve ter para receber a assistência técnica. “Também teremos a exposição de algumas espécies de bovinos frutos de melhoramento genético e de caprinos”, acrescenta o diretor.

Já na vitrine de piscicultura, o produtor poderá conhecer alguns tanques instalados e verificar, na prática, como é feito o cultivo dos peixes e a forma de produção. Também será apresentado o tratamento natural da água com a utilização de macrófitas aquáticas, que possibilitam maior integração entre o ambiente. A água utilizada na produção dos peixes também é utilizada para irrigação das bananeiras.

Neste ano, a Fazendinha também contará com a exposição de algumas empresas que aderiram ao Selo de Inspeção Municipal (SIM). O certificado assegura a qualidade alimentar dos produtos de origem animal e artesanais produzidos e comercializados na Capital.

Os produtores poderão conhecer também, na área de mandiocultura  uma variedade de espécies adaptadas ao solo e clima da região; na vitrine de fruticultura, serão apresentadas algumas espécies, como a plantação de bananeiras que tem abastecido muitas unidades escolares do município no complemento da merenda escolar. E na área destinada à exposição de horticultura, foi feito alguns canteiros para demonstrar o trabalho realizado nas hortas comunitárias e comerciais atendidas pela Seder.

Para o secretário da Seder, Carlos Braga, as vitrines da Fazendinha do Calor Humano, durante a Agrotins 2023, representarão uma grande oportunidade aos pequenos produtores rurais de conhecerem novas tecnologias e práticas sustentáveis para a produção agropecuária. “Com a parceria da Embrapa e empresas do setor, a fazenda oferecerá aos visitantes informações valiosas para aumentar a produtividade e rentabilidade de suas atividades no campo”, comentou.