FGT 2019: oficina e roda de prosa incentivam o uso de alimentos da cadeia produtiva local

Agência de Turismo

Autor: Redação Secom | Publicado em 09 de setembro de 2019 às 09:39

A roda de prosa e a oficina fazem parte do programa Culinária de Identidades - Memórias Afetivas

No último dia da programação do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), nesse domingo, 08, a proprietária do restaurante Vila dos Sabores, Beatriz de Oliveira, abriu as portas do seu empreendimento para uma roda de prosa, coordenada pela especialista em Patrimônio Material e Imaterial, Simone Moura. A roda conceituou a gastronomia, a importância da estruturação turística e a cadeia produtiva local. 

 

A proposta da oficina foi resgatar os conceitos da cadeia produtiva local, valorizando a cozinha familiar autêntica com os antigos meios de produção e consumo de alimentos; refletir questões culturais por meio da memória afetiva; restabelecer conexões e familiaridade com a identidade local, além do treinamento dos sentidos como modo determinante para gostos individuais.

 

A roda de prosa e a oficina fazem parte do programa Culinária de Identidades - Memórias Afetivas. O projeto surgiu da necessidade de resgatar os sabores, incentivando o uso de nutrientes regionais como opção para os moradores, visitantes e turistas.

 

O turista Williames Terras, administrador e entusiasta da gastronomia e turismo, veio de Rondônia prestigiar o Festival Gastronômico de Taquauruçu pela primeira vez e conta que superou as suas expectativas, tanto em relação aos pratos como a organização geral do evento. "Estava com uma boa expectativa sobre o evento e esta foi superada. Muito bem divulgado, organizado e com pratos maravilhosos. Também soube da roda de prosa e vim com o intuito de aprender um pouco mais sobre os empreendimentos nessa região e saber mais sobre a cultural local", conclui.

 

"É muito importante essa questão da identidade local para mostrar e trazer turistas para aqui. A gastronomia liga tudo, cada ponto liga a um ponto, a cadeia produtiva local faz isso", ressalta especialista em Patrimônio Material e Imaterial, Simone Moura.


Para a proprietária do empreendimento, Beatriz Oliveira, a parceria é importante para debater a cultura local. "Nós temos aqui em Taquaruçu uma parceria muito grande entre as comunidades, por isso abrimos as portas do local e estamos à disposição da comunidade para o que precisar. É um momento de interação muito importante", avalia.

 

O restaurante Vila dos Sabores faz parte da ‘Rota Gastronômica de Taquaruçu’ com o prato Tucunaré da Vila. A Rota é um guia para visitantes e turistas conhecerem lugares e opções gastronômicas.

 

Rota Gastronômica

 

A grande novidade neste ano foi a criação da Rota Gastronômica. O projeto faz parte da Estruturação Turística do Distrito, que tem como objetivo fomentar a economia local. O projeto é uma parceria entre o Sebrae - Tocantins, e a Prefeitura de Palmas, por meio da Agtur.

 

 

Texto: Hiago Muniz (estagiário) - Edição e postagem: Iara Cruz