Formação literária nas escolas acontece no Dia Nacional do Livro Infantil

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 11 de abril de 2024 às 08:37

Objetivo é incentivar e promover prática da leitura desde as séries iniciais

Uma formação direcionada para os profissionais que atuam nas bibliotecas escolares da rede municipal de ensino de Palmas. Assim pode ser definida a atividade promovida pelo projeto ‘Biblioteca Mágica Itinerante: (re)encantando a formação de leitores(as) com magia e poesia’, que será realizada em 18 de abril, quando é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, a partir das 8 horas, na Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Monsenhor Pedro Pereira Piagem.

A formação será ministrada pelas técnicas formadoras da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Ana Kamila Castaño e Gislene Camargos, e foi elaborada para atender aos servidores que atuam diretamente com os estudantes nas bibliotecas escolares. “Vamos levar a nossa mala itinerante recheada de livros, mostrar técnicas de mediação para atrair a atenção dos alunos e ouvir os profissionais sobre projetos desenvolvidos em suas unidades. Também haverá mediação literária, por intermédio de contação de histórias e roda poética, envolvendo os estudantes da escola e os profissionais que atuam nas bibliotecas escolares. É um incentivo à formação de leitores autônomos, críticos e criativos, de forma lúdica e prazerosa”, disse Ana Kamila.

Gislene Carmagos conta que será um dia para inspirar, trocar experiências e interagir com os servidores e estudantes. “Não é uma formação engessada. Teremos momentos de leitura, poesia e interpretação com a participação dos profissionais, que irão também participar dos momentos de mediação com os estudantes. Esse é o primeiro de vários encontros que acontecerão em 2024, pois faz parte da formação continuada desses profissionais. Posso afirmar que essa parceria entre Semed e escolas possibilita a formação de leitores autônomos, críticos, criativos e potenciais escritores”, reforça a formadora.

Além da formação, acontecerá a abertura e apresentação do projeto ‘Doce de Leitura’, desenvolvido há oito anos pela ETI Monsenhor Pedro Pereira Piagem. Trata-se de uma parceria da biblioteca da unidade, ‘Fonte do Conhecimento’, com professores das séries iniciais. Acontece durante todo ano, com realização de fichas literárias, ilustrações das histórias lidas, contação de histórias com as professoras e bibliotecária, leitura oral por um aluno em processo de alfabetização e a Sacola Viajante, que facilita aos estudantes levarem um livro por semana para casa.

Para o diretor da ETI, Daniel Tramontini, o projeto ‘Doce Leitura’ faz com que os estudantes se envolvam na magia das letras. “As ações desse projeto fortalecem o ensino/aprendizagem das nossas crianças. Durante todo o período letivo de 2024 iremos fortalecer esse projeto, que já é um sucesso por aqui e tem contribuído muito com a aprendizagem”, comenta o diretor.

Dia Nacional do Livro Infantil

A data faz parte do calendário oficial do Brasil desde janeiro de 2002, quando o Congresso Nacional aprovou a comemoração em homenagem ao ‘pai da literatura infantil brasileira’, o escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesse dia em 1882, em Taubaté (SP).

Monteiro Lobato foi o fundador da primeira editora brasileira no ano de 1918. Entre suas obras, as mais renomadas são ‘O Sítio do Pica-Pau Amarelo’, ‘O Saci’ e ‘A Chave do Tamanho’, entre outras obras infantis reconhecidas. Monteiro Lobato é considerado o pai da literatura infantil no Brasil. As obras do escritor, que morreu em 1948, foram traduzidas para mais de 10 línguas.

Apesar de ter escrito para outros públicos além do infantil, como contos brasileiros, romances, críticas, crônicas, artigos e outros livros, o autor ficou popularmente conhecido pelas suas obras literárias infantis que somam aproximadamente metade da sua produção.