Frutas da 'Fazendinha do calor humano' reforçam merenda dos alunos da rede municipal de ensino

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 18 de novembro de 2022 às 13:01

Bananas são da espécies prata e ‘nanicão”, um cruzamento da banana nanica e a prata

Frutas sem agrotóxico, pesticida e inseticidas, produzidas da Fazendinha do Calor Humano reforçam a merenda escolar dos alunos da rede municipal de ensino. Só nesta última safra, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) já distribuiu uma tonelada de bananas das espécies prata e ‘nanicão’, um cruzamento entre a banana nanica e a prata, e que tem maior adaptação e resistência ao solo da região. Nesta sexta-feira, 18, foi a vez do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sementes do Saber, no Santa Fé IV, receber as frutas dos técnicos da pasta, juntamente com o secretário Major Negreiros.

A unidade atende cerca de 280 crianças, sendo 130 em tempo integral. As frutas recebidas serão aproveitadas no cardápio dos alunos, podendo ser utilizadas para fazer vitaminas, bolos, além de servir a própria fruta nos lanches ou refeições das crianças.

O cultivo das frutas e verduras da 'Fazendinha do calor humano' é feito em 15 mil metros quadrados, no mesmo local onde acontece a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins). Além das bananas, estão em cultivo cana-de-açúcar, melancias e abóboras. Todos os produtos cultivados na Fazendinha são repassados as unidades de ensino de Palmas como reforço à merenda escolar.