Fundação Cultural de Palmas recebe exposição ‘Cineastas Palmenses - Nossa história, nosso Legado'

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação - FCP | Publicado em 17 de maio de 2022 às 16:56

Projeto busca mostrar o papel dos cineastas e fotógrafos no registro histórico da cidade

Em comemoração aos 33 anos da cidade Palmas, a Fundação Cultural de Palmas (FCP) apresenta a exposição ‘Cineastas Palmenses - Nossa história, nosso legado’, uma singela homenagem aos cineastas, fotógrafos e produtores do audiovisual, que por meio do seu olhar, contam as nuances da capital mais jovem do País. A abertura será nesta quarta-feira, 18, às 19 horas, no Salão de Exposições, localizado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

“Nesta exposição, a FCP realiza um importante papel para a nossa cultura, com o reconhecimento dos realizadores, produtores e cineastas, além de destacar a fotografia como uma forma de arte completa”, explica Edy César dos Passos, um dos curadores da exposição.

Para a curadora e programadora do Cine Cultura, Elisângela Dantas, o audiovisual palmense tem acompanhado todas as mudanças que o cinema tem enfrentado a partir das transformações e hábitos do público. "A exposição é uma oportunidade de aproximar o público dos nossos cineastas por meio da identidade de cada obra, sejam filmes, séries, clipes e documentários, produzidos por aqueles que fazem o registro de cada momento da cidade, bem como seu crescimento, suas transformações.”

Uma novidade, é que o público poderá votar em sua fotografia preferida. Os participantes terão suas obras julgadas pelo júri popular (visitantes).

Vale lembrar que a exposição é gratuita e segue até dia 30 de junho. Instituições de ensino (escolas e universidades) podem fazer agendamento de visita guiada pelo telefone: (63) 3212-7308 ou no e-mail: cinema.fcp@gmail.com.

Participantes

Kécia Garcia Ferreira, Érika Mariano, Eva Pereira, Nival Correia, André Nascimento Araújo, Hélio Brito, Marcelo Silva, Helen Lopes, Antônio Souza, Monise Busquets, Luciana Pettenon, Juliane Almeida, Marco Aurélio Jacob, Ernesto Duarte, Wherbert Araújo, Roberto Giovannetti, Erick Henrique, Caio Brettas, Gleydsson Nunes, João Luiz Neiva.

Curadoria

Edy César dos Passos -   Mestrado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), professor de graduação e pós-graduação na área de Gestão Pública e Direito, além de servidor público federal na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Fotógrafo e crítico de cinema, comentarista da Maratona do Oscar (projeto contínuo da FCP).

Elisângela Dantas:  - Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), programadora e curadora do Cine Cultura.

Fotógrafos

Ricardo Nogueli, Monise Busquets, Glauber Matos, Savio Leandro, Sâmia Cayres, Rafael Batista, Sandra Alves, Nery Kley, Felipe Meneses, Viuller Bernardo, João Di Pietro, Érika Mariano, Dellena Batista, Júnior Suzuki e Helen Lopes.