Futebol dos JMI terá decisão nesta sexta, Xerentes representam o Brasil na final

Secretaria Municipal Extraordinária dos Jogos Indígenas

Autor: Redação Fundesportes | Publicado em 30 de outubro de 2015 às 10:54

Depois de 86 jogos, goleadas, empates, decisões nos pênaltis, eliminação de favoritos, sol, chuva, e muita emoção, chega ao final logo mais às 19h30 a disputa do torneio de futebol dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. As decisões serão no estádio Nilton Santos e terão os indígenas da etnia Xerente, do Tocantins, como os representantes brasileiros na final. Na primeira partida, as mulheres enfrentam as indígenas do Canadá, e em seguida, os homens enfrentam o time da Bolívia. Os jogos acontecem no estádio Nilton Santos, são abertos ao público e têm entrada gratuita.

Para o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, a classificação dos Xerente mostra o potencial esportivo indígena da região e é mais uma inspiração para o nosso esporte.

“Sou suspeito pra falar porque até nome Xerente eu tenho. Sou um deles, faço parte deste povo desde que visitei a aldeia e me tornei Amastha Rompre. Os Xerente foram a sensação do campeonato. Receberam a visita do ministro George Hilton, chegaram, classificaram com os homens e mulheres, suportaram a pressão de todos os lados e usaram o fato de estarem perto de casa em benefício próprio. Com certeza eles são o espelho do que vivemos atualmente no nosso esporte, e sem dúvida, uma inspiração para todos nós. Por isso temos a obrigação de ir ao Nilton Santos hoje torcer por eles, com todo respeito às seleções estrangeiras, é claro, mas queremos que esse título fique na nossa terra, com o nosso povo”, afirmou.

As mulheres conseguiram a classificação após vencer por 4 a 2 a equipe da etnia Tapirapé, enquanto os homens eliminaram os também tocantinenses Karajás, depois da vitória por 4 a 0. Cada partida da decisão terá dois tempos de 40 minutos com intervalo de 10 minutos. Caso algum duelo termine empatado, a disputa irá para os pênalti.